Você já viu em filmes e séries quando um homem tem um evento importante e precisa estar com o terno impecável? Sempre aparece ele em uma sala, em pé sobre um ponto mais alto, se olhando no espelho e com um outro homem, na mesma elegância, tirando suas medidas. E esse homem é o Alfaiate.
A palavra alfaiate vem do árabe alkhayyát, do verbo kháta, que significa coser, que quer dizer costurar. Historicamente, o termo alfaiate se refere ao profissional que faz roupas para homens e mulheres com cortes mais retos e acabamentos finos, tudo precisamente sob medida. Normalmente são peças mais sociais como ternos, blazers, paletós, saias e calças.
Quando falamos sobre Tecidos de Alfaiataria, estamos falando não de um tecido específico, e sim de tecidos que podem ser usados para esse tipo de costura mais reta e social. E aqui abaixo te damos alguns exemplos de tecidos usados para
esse tipo de costura.
Gabardine: É um tecido 100% poliéster, de peso médio que tem um bom caimento, toque liso e conforto para calças, saias, paletós e ternos.
Prada: Também conhecido como Two Way, o Prada é um pouco mais encorpado que o Gabardine e ainda tem a vantagem de ter elasticidade, que vai melhorar ainda mais o conforto.
Alfaiataria New Look: É um tipo de crepe de poliéster com elastano, de peso médio, toque levemente áspero e que se adapta melhor ao corpo, permitindo fazer peças mais justas sem perder a mobilidade.
Linho: Sendo puro ou misto com viscose ou algodão, é também uma ótima opção de alfaiataria, para se fazer peças fresquinhas, de ótimo toque, conforto e caimento.
Tweed: É um tecido de fios mais grossos e mais pesados e, assim como as lãs, é uma ótima opção para cortes de alfaiataria nas épocas frias.
Lãs: Para as estações frias, a Lã mais fina permite que você faça peças que permitem melhor mobilidade, já a Lã Batida permite que você faça peças clássicas com cortes e costuras bem definidos e aparentes.
Sarja: Tem um peso médio, toque liso e é ótima para roupas mais sociais, principalmente calças e casacos. A Sarja de Algodão é mais armada e estruturada, já a Sarja de Viscose é mais maleável, fresca e confortável.
Flanelados: As flanelas lisas e principalmente as xadrez, apesar de maior sucesso durante o inverno, são boas opções para qualquer estação e permitem os cortes que a alfaiataria propõe.
Neoprene: Com boa elasticidade tanto na direção da trama quanto na direção do urdume, é uma boa opção para alfaiataria mais justinha ao corpo.
ALFAIATARIA MODERNA
Não pense você que a Alfaiataria se limita aos terninhos, calças e paletós tradicionais. Tecidos mais “molinhos” como a Viscose e outros tipos de Crepe também estão presentes em looks mais modernos sem perder a essência da costura reta, voltando inclusive a aparecer nas passarelas em 2018-2019.
E para finalizar, pode – se usar também as peças da Alfaiataria Tradicional mescladas com peças do dia a dia, como um blazer e um short jeans por exemplo.
Para comprar na 104 Tecidos e aproveitar seu desconto, basta entrar no site, escolher seus produtos e ao fechar seu pedido informe o cupom DIANA104 e um desconto de 5% (cinco porcento) será aplicado automaticamente. Acesse
www.104tecidos.com