Tem crescido muito o número de pessoas e empresas que optam por empreender no
ambiente web e normalmente os empreendimentos giram em torno de vendas eletrônicas, ou seja, lojas virtuais. Mas ainda existe muita dúvida pairando no ar e a falta de informação e de assessoria adequada pode fazer com que o empreendimento inicie já fadado ao fracasso, pois apesar da facilidade para se ter uma loja virtual é preciso entender alguns detalhes antes.
Para isso vamos enumerar perguntas e respostas que visam dar mais clareza ao assunto:
1) Preciso ter uma empresa devidamente constituída para vender pela internet?
Resposta: Antes de mais nada é necessário entender que qualquer empreendimento virtual é regido pelas mesmas leis dos empreendimentos físicos. Imagine que a única diferença entre a sua loja de roupas na internet e aquela loja de roupas na rua da sua casa está no endereço. Ambas as lojas precisam estar devidamente constituídas juridicamente, possuir licença para funcionamento, possuir endereço físico, emitir notas fiscais, pagar impostos, etc.
Pense o quão injusto seria com o lojista da sua rua se você no ambiente virtual não precisasse se preocupar com as exigências legais.
2) Já possuo uma empresa constituída, preciso utilizar o mesmo nome na internet?
Resposta: Não. Assim como em uma loja física o nome da sua empresa pode ser ABC Comércio de Artigos do Vestuário Ltda e o nome fantasia pode ser Running Center Roupas Esportivas, o mesmo irá ocorrer com uma loja virtual, a diferença é que o nome fantasia será utilizado para registrar o domínio (www.runningcenter.com.br).
3) O que é esse domínio?
Resposta: Domínio é o nome do seu site. Esse domínio deve ser registrado no site
http://registro.br caso tenha extensão nacional (.COM.BR .NET.BR) ou em outros dedicados a registrar domínios internacionais (.COM .NET). Normalmente o desenvolvedor do site faz este trabalho para você.
4) Além do domínio o que mais preciso?
Resposta: Após registrado do domínio é necessário contratar um servidor de hospedagem, que é o espaço onde a sua loja ficará instalada e disponível para acesso 24 horas por dias 7 dias por semana. Este servidor precisa atender alguns requisitos, portanto antes de contratar o servidor de hospedagem converse com o desenvolvedor. Para a plataforma Opencart será necessário o seguinte: suporte a PHP e banco de dados MySQL.
5) Meu servidor de hospedagem atende aos requisitos e já está contratado, quais informações preciso passar para dar início ao desenvolvimento?
Resposta: Será necessário passar os dados técnicos enviados pelo servidor de hospedagem, que normalmente incluem os nomes dos servidor DNS, IPs dos servidores, usuário e senha de acesso via FTP, nome do banco de dados, usuário do banco de dados com a devida senha e o nome do servidor (host).
6) A instalação, configuração e personalização da loja virtual é um procedimento interno ou
precisa da minha participação?
Resposta: O procedimento de instalação, configuração e personalização da loja virtual será
feito internamente, as informações serão solicitadas conforme forem necessárias.
7) Depois de instalada, configurada e personalizada, qual será o próximo passo?
Resposta: O próximo passo é o treinamento para que seja entendido o funcionamento
operacional da loja. Este treinamento é feito por etapas, inicialmente os cadastros, depois o
atendimento aos pedidos e posteriormente outras funções e especificidades.
8) Como é feito o cálculo do frete?
Resposta: O mais comum é que seja utilizado o correio para envio dos produtos, isto porque há um sistema bem definido para o cálculo e o próprio correio fornece o programa que realiza o cálculo diretamente na loja, tanto em simulação quanto na efetivação da compra. É possível colocar frete por transportadora, porém se torna mais complexo devido ao fato que as transportadoras normalmente não fazem entrega para todos os lugares e precisam trabalhar com redespacho de mercadorias, além disso as tabelas são diferenciadas para cada transportadora, o que acarreta uma dificuldade maior. Fazendo com que o correio seja sempre a melhor opção para vendas online. Em outra publicação trazemos dicas sobre o uso dos correios e como trabalhar com frete grátis para alavancar vendas.
9) E como vou receber os pagamentos das compras efetuadas?
Resposta: Isto dependerá sempre da forma de pagamento escolhida pelo cliente. Existem
várias opções disponíveis hoje e há que se estudar cautelosamente cada uma delas, pois todas têm suas vantagens e desvantagens. O que é vantajoso para uma loja pode não ser para outra e vice-versa. Existem portais de pagamento que fazem o intermédio dos pagamentos, o que tem se mostrado bastante produtivo, pois a contratação é mais fácil e menos burocrática, com apenas um contrato você poderá aceitar cartões de créditos de qualquer bandeira (Visa, Master, American Express, Diners, etc) assim como transferência bancária e boletos de diversos bancos nacionais. Porém algumas empresas podem preferir trabalhar diretamente com as administradoras de cartão de crédito porque permite uma negociação mais flexível para o cliente com juros menores para parcelamentos. Explicamos isso com mais detalhes em outra publicação.
10) Com a plataforma Opecart é possível controlar o estoque dos itens?
Resposta: Sim, o controle de estoque é opcional. Conforme as vendas forem efetuadas os itens serão diminuídos e caso uma venda não se concretize o cancelamento do pedido voltará a situação anterior do estoque.
11) É possível colocar itens em promoção?
Resposta: Sim. Ao colocar um item em promoção o preço original apareça cortado e o preço promocional logo abaixo, esta promoção poderá ser por um determinado período, ao término o preço original volta a ser apresentado normalmente.
12) Que outros recursos estão disponíveis na loja virtual com a plataforma Opencart?
Resposta: Há uma tabela com os recursos disponíveis que pode ser visualizada clicando aqui.
13) Como saberei quando um cliente fizer um pedido?
Resposta: Sempre que um cliente fizer um novo pedido você será avisado no seu e-mail e
também aparecerá um pedido pendente para ser atendido em seu painel no sistema
administrativo.
14) Como vou saber se o cliente efetuou o pagamento?
Resposta: Dependerá da forma de pagamento que estiver sendo utilizada, caso você esteja
utilizando os portais de pagamento poderá receber por e-mail e até mesmo por SMS em seu telefone móvel cada vez que um pagamento for efetuado. Caso esteja utilizando diretamente bancos ou administradoras de cartão de crédito irá depender dos serviços oferecidos por estas instituições. Mas normalmente é necessário realizar consultas a sua conta bancária para confirmar pagamentos.