Formada em Moda e com pós-graduação em Inovação, Design e Estratégia da Indústria 4.0, Duda trabalhou por muitos anos na indústria têxtil como estilista infantil. No entanto, foi em 2016 que ela descobriu sua verdadeira paixão: o bordado livre.
“Comecei a bordar como forma de terapia”, conta Duda. O que começou como um hobby logo se transformou em uma carreira e em uma marca. A Piña Colada nasceu dessa paixão, oferecendo uma variedade de produtos bordados, desde quadrinhos decorativos e itens de maternidade até camisetas e colares.
A Piña Colada e o Trabalho Sob Demanda
Embora tenha participado de diversas feiras de artesanato em 2022, hoje Duda prefere trabalhar com encomendas. “Cada cliente é especial e único como o bordado”, explica ela, enfatizando a personalização que o bordado livre permite.
Compartilhando Conhecimento
Em 2023, Duda expandiu sua atuação para o ensino. Participou de dois projetos significativos com o Sesc de Jaraguá do Sul:
- Um projeto de bordado nas escolas, ensinando adolescentes de 11 a 18 anos.
- Um projeto no CRAS, ensinando pontos mais elaborados e empreendedorismo através do bordado para mulheres.
Em 2024, Duda ministrou uma oficina de bordado para mulheres da Rede Feminina, proporcionando um momento terapêutico através da arte.
Atualmente, ela ensina bordado livre todas as terças-feiras na Oma Artelier, um espaço que também oferece aulas de cerâmica e pintura em vidro. “Hoje são mais de 90 alunas que já aprenderam a bordar, seja para terapia, decoração ou para presentear”, orgulha-se Duda.
Criatividade e Presença Online
Além de bordar e ensinar, Duda cria seus próprios designs para as aulas. Estes riscos para bordar são disponibilizados online, acompanhados de dicas de cores e pontos.
Para quem quiser conhecer mais do trabalho de Duda, é possível acompanhá-la nas redes sociais:
- Instagram: @borda_pinacolada
- YouTube: @PinaColadaBordadoLivre
A história de Duda Enke e da Piña Colada é um exemplo inspirador de como uma paixão pode se transformar em uma carreira gratificante e impactante. Através do bordado livre, Duda não apenas cria arte, mas também constrói comunidade, ensina habilidades valiosas e proporciona momentos de terapia e criatividade para dezenas de pessoas.
Que trabalho lindo da artista Duda, visitei o perfil e me encantei, minha primeira manualidade foi o bordado e sei o quanto essa arte busca criatividade e um dom que vem da alma e Duda mostra isso não só em suas peças mas também em seu trabalho social q é um exemplo pra nós, parabéns a voz da costura pela matéria relevante e delicinha de ver 🥰