spot_img
spot_imgspot_img

A importância da precificação para os nossos ateliês

Você faz parte do grupo de pessoas, que acreditam que a precificação só serve para gerar lucro para o seu ateliê?

Hoje quero te mostrar muitos outros benefícios que ela pode fazer para a saúde financeira e administrativa do seu negócio e também desmistificar outros pontos que foram, ao longo do tempo, enraizados na nossa mente.

Meu nome é Alessandra Pacheco e eu sou a mentora do canal Lecalcule, e ensino artesãs a se tornarem gestoras do seus ateliês.

A primeira coisa que preciso te dizer é que a Precificação por si só não garante o lucro no final do mês, para isso precisamos fazer a gestão de tudo que compramos e vendemos e é o resultado dessa gestão que vai gerar o tão sonhado lucro pro nosso ateliê.

Porém, sem uma precificação correta não é possível se chegar a um resultado positivo, então ela não é responsável pelo lucro, mas tem um papel importante na sua composição. Outro ponto importante que podemos destacar, é que através da precificação, fazemos o que eu chamo de Peneira do Portfólio Artesanal. A precificação nos permite ter visão ampla dos produtos que são mais rentáveis (que trazem mais resultados financeiros) e daqueles que não trazem tantos resultados assim.

Você já passou por aquela situação de trabalhar, trabalhar e não ver a cor do dinheiro? Pode ser que você precise aplicar a peneira do portfólio e assim trabalhar seu tempo e marketing focados nos produtos que te trarão mais retorno financeiro e menos trabalho.

Claro que a análise dessa situação não se limita a isso, mas como nosso foco hoje é falar da precificação é importante que você analise se os seus produtos estão te dando muito trabalho e pouco resultado e assim poder fazer ajustes necessários e transformá-los em mais rentáveis. Por exemplo, às vezes o problema está no tempo que gastamos, e lapidar as técnicas de produção da peça nos ajuda a melhorar a produtividade, diminuindo assim o tempo gasto. E em outros casos, a melhor opção pode ser retirar do portfólio.

A precificação também nos ajuda na gestão de nossa agenda e produtividade diária, pois através dela teremos também a informação do tempo necessário de confecção de cada peça. Assim, toda vez que recebermos um novo pedido já temos a real informação para preencher nossa agenda com o tempo necessário para realizar aquela tarefa e a nossa organização diária fica mais tranquila, evitando os desgastes e estresse de pegar mais serviço do que somos capazes de
assumir em um determinado período.

É importante que nossa precificação seja feita baseada nos custos do nosso ateliê, cada uma de nós tem necessidades de negócio diferentes, desejos de pró-labore (salário), maquinários para a manutenção e depreciação gerencial, compras de insumos, tipos de tributação, taxas de vendas em sites e maquininhas, público-alvo e personas diferentes e todos esses itens devem ser considerados na hora de precificar.

Eu posso fazer uma peça aqui em MG e você aí, em qualquer outro lugar do mundo, fazer a mesma peça, tudo idêntico e termos preços totalmente diferentes. E se uma usar o mesmo preço da outra, corremos um enorme risco de ter prejuízo no nosso ateliê.

Por isso, é tão importante entendermos que a precificação é única e intransferível, e se queremos ter um ateliê rentável é essencial que tiremos um tempo para olhar para essa ferramenta, incorporá-la no nosso dia a dia e utilizar todos os benefícios que ela pode nos proporcionar.

Publicações relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações