Dos 27 mil participantes, 17 mil eram compradores nacionais e internacionais. Além disso, a feira contou com 593 expositores nacionais e internacionais, um aumento de 9% em relação à edição anterior. Do total de compradores, 87% eram nacionais e 13% internacionais, provenientes de países como Equador, Venezuela, Peru, Estados Unidos e México.
A Inexmoda foi escolhida pela Agência de Cooperação Alemã – GIZ – como parceira para ser conhecedora, promotora e dinamizadora da circularidade na indústria da moda colombiana. A Colombiatex das Américas recebeu o selo categoria ouro da CO2CERO por suas boas práticas sustentáveis e por promover a circularidade na indústria da moda.
Medellín, janeiro de 2024 – A Colombiatex das Américas concluiu sua 36ª edição com um total de 27 mil participantes, 593 expositores de mais de 20 países e 17 mil compradores nacionais e internacionais. Durante três dias consecutivos, o Sistema Moda do continente demonstrou as vantagens competitivas da indústria, através da internacionalização de suas marcas, da sustentabilidade de seus processos de produção e da hiperespecialização dos atores da cadeia de valor do setor têxtil e de confecção.
Segundo Sebastián Díez, presidente executivo da Inexmoda, “a Colombiatex das Américas refletiu a estratégia que temos para a internacionalização, sustentabilidade e fortalecimento das marcas do país. A feira evidenciou o dinamismo, otimismo e interesse dos expositores e compradores internacionais e nacionais. Esse dinamismo é interpretado em 2024 como um ano em que a cadeia produtiva da indústria da moda nacional se estabilizará, com um aumento moderado de 2,8% no tamanho do mercado e uma melhor dinâmica na venda de têxteis e insumos em relação a 2023.”
Em seus mais de 11.500 m² de exposição comercial, visitantes, expositores e compradores tiveram a oportunidade de fechar negócios, estabelecer conexões e ampliar seu conhecimento através de espaços projetados para a inspiração e transformação da indústria. Dos 593 expositores, 386 eram nacionais, provenientes de regiões como Antioquia, Cundinamarca, Valle del Cauca e Santanderes, e 207 eram internacionais, vindos de países como Índia, Brasil, Itália e Turquia.
Do total de compradores, 15 mil (87%) eram nacionais e 2 mil (13%) internacionais, oriundos de países como Equador, Venezuela, Peru, Estados Unidos e México. Dos 2 mil compradores internacionais que participaram da feira, 540 faziam parte da missão de compradores da ProColombia, entidade que registrou 11 milhões de dólares em oportunidades de vendas no local, a curto e médio prazo, entre fornecedores com produção local e compradores internacionais.
Além disso, a feira contou com delegações de países destacados como Brasil, Índia, Itália e Turquia, que puderam presenciar o impacto da Colômbia em têxteis, insumos químicos, maquinário, serviços especializados, pacote completo, insumos para confecção e soluções sustentáveis. As categorias que mais geraram interesse durante a feira foram têxteis, insumos para confecção e pacote completo, esta última evidenciada como uma das categorias com grande potencial internacional em mercados que não possuem essa vocação confeccionista.
A sustentabilidade foi protagonista durante a feira, destacando a circularidade da indústria e seu aporte no desenvolvimento das comunidades, promovendo a equidade, diversidade e inclusão com o objetivo de posicionar a Colômbia como um ‘hub’ de moda sustentável. Pelo quinto ano consecutivo foi realizada a ‘Rota da Sustentabilidade’, exaltando mais de 27 empresas com processos circulares, e a ‘Biblioteca de Materiais’ apresentou mais de 20 produtos inovadores que promovem a moda consciente e o cuidado com o planeta. Além disso, a ‘Rota do Empreendedor’ conectou empresas emergentes com 29 empresas de longa trajetória no setor.
“Estamos entusiasmados porque, no âmbito da feira, anunciamos que a Inexmoda foi escolhida pela Agência de Cooperação Alemã – GIZ – para ser os conhecedores, promotores e dinamizadores da circularidade na indústria da moda colombiana. Da mesma forma, a Colombiatex das Américas recebeu o selo categoria ouro da CO2CERO – organização líder em ações contra a mudança climática – por suas boas práticas sustentáveis e por fomentar a circularidade na indústria da moda”, afirma Leonor Hoyos, diretora de feiras da Inexmoda.
No eixo de inspiração, o ‘Set de Conhecimento’ contou com 24 conferências e a participação de mais de 20 palestrantes nacionais e internacionais, ampliando a visão e entendimento da indústria para mais de 9.600 participantes presenciais e 11 mil virtuais, através das plataformas oficiais da feira.
Nesta edição, a Colombiatex das Américas inovou e aplicou a sustentabilidade em seus processos de credenciamento, contando com seu crachá digital, permitindo que, dos 26 mil registros, 19.500 utilizassem o crachá digital, ou seja, 75% do total de participantes.
A Inexmoda e a Colombiatex das Américas abrem a agenda de negócios na região e reafirmam o compromisso do instituto com a internacionalização, sustentabilidade e fortalecimento das marcas colombianas. A feira mais importante da indústria no continente foi o ponto de partida para outros eventos do Sistema Moda, como o Heimtextil (23 a 25 de abril) e a Colombiamoda (23 a 25 de julho).
DADOS E INDICADORES RELEVANTES – FECHAMENTO COLOMBIATEX DAS AMÉRICAS 2024:
- Participantes totais: 27.000
- Expositores: 593
- Compradores totais: 17.000
- Set de Conhecimento: mais de 20 mil participantes presenciais e virtuais