Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Governo Federal, Santa Catarina gerou no primeiro semestre deste ano mais de 8.200 vagas no setor têxtil. No entanto, a qualificação de mão de obra continua sendo um dos maiores gargalos do segmento: um levantamento da Tempo e Trabalho, empresa de recrutamento de profissionais, aponta que o estado tem 2.100 oportunidades de emprego na área que ainda não foram preenchidas.
Para suprir essa demanda – e também como forma de fortalecer este setor que é um dos principais da economia catarinense –, a Censi, em parceria com a Epson do Brasil, lançou o projeto Studio Moda em Prática, que vai qualificar profissionais para atuação em empresas têxteis. “Sofremos com a escassez de mão de obra e tememos um apagão no mercado. Por isso, precisamos nos movimentar para mudar essa realidade. Nós, empresários do setor, somos responsáveis pela cadeia que precisa ser sustentada. Essa proposta vem sendo desenhada há cerca de dois anos e agora, com o apoio do Instituto Focus e da Epson do Brasil, encontramos a melhor forma de colocá-la em prática”, explica Sheila Censi Braun, diretora de mercado da Censi, que tem sede em Gaspar e atuação em todo o país.
O lançamento oficial do Studio Moda em Prática ocorre no dia 23 de setembro, às 10h, no espaço Casa Catarina, em Blumenau. “Este projeto é um exemplo de como podemos utilizar a tecnologia e a inovação para impactar positivamente a sociedade. A Epson está comprometida em contribuir com o desenvolvimento do setor têxtil, e acreditamos que iniciativas como o Studio Moda em Prática podem fazer a diferença, tanto para a indústria quanto para os profissionais que estão buscando oportunidades. Nossa intenção é apoiar o crescimento sustentável do setor e preparar uma nova geração de trabalhadores qualificados”, afirma Evelin Wanke, diretora-executiva de vendas da Epson do Brasil.
Totalmente gratuito para os profissionais do setor, o Studio Moda em Prática é, além de potencializador do segmento têxtil, uma ação social. Por isso, o lançamento do projeto será uma oportunidade para que outros empresários se engajem, apoiem e participem da iniciativa. “A pauta ESG tem sido determinante no dia a dia das empresas e com cada vez mais peso na tomada de decisões. Há inúmeras formas de engajar e usufruir do projeto, seja por meio de leis de incentivo, seja por patrocínio direto, seja com o suporte aos profissionais após a conclusão da capacitação”, explica Amaro Netto, gerente de canais e líder do projeto na Epson.
Metodologia
As primeiras turmas do programa iniciam as aulas já nos dias 23 e 24, no período da tarde, no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Gaspar. A metodologia do projeto foi desenvolvida pelo Instituto Focus Têxtil, que busca fomentar a sustentabilidade na cadeia da moda e que será o responsável por executar as capacitações.
Neste primeiro momento, o projeto será desenvolvido nas praças de Gaspar, Blumenau, Brusque e Jaraguá do Sul, pelas suas potências têxteis. Serão 60 horas de formação social em corte e costura básico e moda circular. Além da capacitação básica, o programa também vai oferecer cursos de upcycling (reutilização criativa) e design com resíduos.
Os mentores da capacitação são Walter Rodrigues, designer de moda e consultor de moda sustentável, e Agustina Comas, designer uruguaia, com ampla experiência em upcycling.
“O Studio Moda em Prática é um movimento para impulsionar o diálogo e o desenvolvimento na nossa cadeia têxtil. Queríamos criar algo que fosse viável e replicável, com um propósito claro: transformar e desenvolver pessoas, preparando-as para os desafios e oportunidades do futuro da moda”, afirma Sheila.
Sobre a Epson
A Epson é líder global em tecnologia dedicada a cocriar sustentabilidade e enriquecer comunidades ao alavancar suas tecnologias eficientes, compactas e de precisão, além das tecnologias digitais para conectar pessoas, coisas e informações. A empresa está focada na solução de problemas da sociedade por meio de inovações em impressão doméstica e de escritório, impressão comercial e industrial, e para manufatura, mercado visual e estilo de vida. A Epson se tornará carbono negativa e eliminará o uso de recursos subterrâneos esgotáveis, como petróleo e metal, até 2050. Liderado pela Seiko Epson Corporation, com sede no Japão, o Grupo Epson gera mundialmente vendas anuais de cerca de JPY 1 trilhão.
Serviço:
O que: kick off do projeto Studio Moda em Prática
Quando: 23 de setembro
Horário: 10h
Local: Casa Catarina (R. Gustavo Zimmermann, 3159 – Itoupava Central, Blumenau)