A seguir, você confere uma entrevista exclusiva com Marie Castro, a mente criativa por trás do Moira, um HUB e marketplace que está revolucionando o mercado de artesanato no Brasil. Marie compartilha sua jornada de desafios e conquistas na criação dessa plataforma inovadora, que não só conecta artesãos, mas também oferece soluções práticas para vender produtos artesanais de maneira simples e eficaz. Desde a concepção da ideia durante a pandemia até os planos futuros para o Moira, ela revela os bastidores de um projeto que combina tecnologia e sensibilidade humana para valorizar o trabalho manual. Confira a entrevista completa e inspire-se com a história de determinação e paixão por trás do Moira.
– O que a inspirou a criar o Moira? Como surgiu a ideia de desenvolver um HUB e marketplace para artesãos?
A ideia do Moira era algo que rolava já e eu movimentava um pouco de fora orgânica nos bastidores do artesanato desde que comecei a minha carreira. Eu via a necessidade da gente discutir alguns temas como classe, como criatividade, desenvolvimento de produtos, cachês, melhorar posicionamento estratégico entre tantas outras coisas. Mas a ideia foi sair um pouco mais do papel na época da pandemia, quando apresentei a ideia do projeto e da ‘plataforma’ para outras duas amigas, que tocaram um pouco comigo a empresa até que ano passado assumi sozinha a realização dos dois braços do projeto (hub e marketplace). O Hub veio mais nesse caráter de conectar pessoas, conhecimento e oportunidades e o marketplace veio para trazer uma solução diferente na hora de vender os produtos artesanais. Vender é ainda uma grande dor do meio e fui estudando qual seria a forma mais simples de oferecer algo de valor e que ajudasse nesse processo.
– Quais foram os principais desafios que você enfrentou durante o desenvolvimento e o lançamento do Moira?
Foram muitos, desde verba para um investimento maior, a falta inicial de um networking forte dentro do mercado de inovação, falta de conhecimento técnicos sobre a tecnologia que queria utilizar, adminstração real de uma empresa e até um pragmatismo maior na hora de conduzir um projeto como esse. Foi um processo de MUITO estudo por anos em diversas áreas, eu me enturmei bastante no mercado da inovação e toda oportunidade onde via um aprendizado eu acabava me envolvendo…
São diversos desafios nessa caminhada de transformar um MVP e um produto realmente inovador e atrativo para o nosso mercado, anos de dedicação e várias rotas sendo recalculadas. Ano passado, por forças do destino (após o falecimento de uma das minhas sócias e minha grande amiga) me vi sozinha liderando o projeto, e fui encontrando as respostas dentro de mim, resolvendo um boleto e um leão por dia — e aí que encontrei um lado que ainda não conhecia em mim.
Foi desafiador mas muito bonito ter esse desabrochar, mas é o famoso “crescer dói”… E no final vale a pena (ou no começo,pois começamos a operar agora como empresa!)
– Como o Moira se diferencia de outros marketplaces voltados para produtos artesanais?
A gente tem uma interface leve e intuitiva que pode ser usada em qualquer dispositivo, nossas taxas são bem competitivas, temos know how do mercado, trabalhamos com uma outra startup um sistema de frete bem automatizado de produtos físicos e nossos canais de atendimento acompanham o pré e pós venda (tanto como para o lojista como para o cliente) de uma forma bem “manual”. Existe tecnologia mas também você sente o calor e a preocupação humana em cada etapa, o que faz o consumo artesanal e consciente muito mais acolhedor.
– Quais recursos ou funcionalidades do Moira você acredita serem mais valiosos para os artesãos que utilizam a plataforma?
Acredito que os mais valiosos são a possibilidade de cadastrar produtos físicos e também produtos digitais (como projetos, riscos, moldes e até aulas on-line). Tudo isso pode ser feito com poucos cliques. Sem contar que participando da nossa plataforma também o lojista pode participar das nossas atividades de Hub e pode se profissionalizar e se conectar com novas oportunidades de mercado.
Temos também o MoiraClub, que começará a ser ativado no próximo mês e traz benefícios para quem efetua mais ações dentro da nossa plataforma.
– Como foi a aceitação inicial do Moira entre os artesãos e os compradores? Quais foram as primeiras reações e feedbacks?
Existia uma grande preocupação, vinha de mim mesma, e até uma pressão de lançar oficialmente a plataforma somente quando eu sentisse que a tecnologia estava no nível e trazendo o diferencial necessário.
Quando lançamos, há quase um mês atrás, o feedback foi bem positivo! Continua sendo, entre os lojistas (artesãos) e também os clientes finais. Todo mundo acaba sendo que a iniciativa é bem engajada, inovadora e genuína — e todo mundo que fazer parte desse sonho de alguma forma.
Elogiam muito nosso atendimento, hahaha!
– Que estratégias você utilizou para inserir o Moira no mercado e atrair tanto artesãos quanto clientes para a plataforma?
Estamos na primeira fase, que é nos posicionarmos de uma forma atrativa para possíveis lojistas (artesãos). Nossas ações de marketing, principalmente o marketing digital está voltado para catalogar novos lojistas e produtos artesanais. Já efetuamos algumas vendas pois os próprios artesãos acabam trazendo seus clientes para conhecer suas lojas e eles acabam conhecendo outros produtos na nossa plataforma.
A partir de Outubro teremos as ações voltadas aos clientes consumidores, onde estamos estudando até alguns formatos que saem do digital para atingir esses novos clientes.
– Como você enxerga o papel do Moira no fortalecimento da comunidade de artesãos e na valorização do trabalho manual?
Acho fundamental criar um espírito de coletividade para evoluir a profissão. Através da comunidade criamos diálogos necessários e importantes que eram feitos de forma bem tímida no passado. Juntos evoluímos nossos posicionamentos, produtos, ideais e até evoluímos nossa criatividade.
– O Moira tem alguma iniciativa ou parceria para apoiar artesãos iniciantes ou de comunidades menos favorecidas?
Sim, o Moira apoia diretamente o projeto Artesanato Chave, que visa levar a cultura do boné e crochê de periferia para o mundo afora. Sou madrinha desse projeto juntamente com o Gustavo Silvestre e constantemente articulo ações com o Artesanato Chave, proporcionando um ambiente de troca de conhecimento e evolução para esse projeto tão importante. Estamos estudando a abraçar mais dois projetos de oficinas para comunidades LGBTQIA+ e também outro que visa levar o artesanato para centro de tratamento psiquiátrico, mas ainda estamos estudando parceiros para viabilizar essas ações.
– Quais são os planos futuros para o Moira? Há novas funcionalidades ou expansões em vista?
Muitas novidades estão por vir!
A gente diariamente pensa em como podemos melhorar a plataforma, então sim, teremos muita melhorias principalmente na UX – experiência do usuário.
Algumas ferramentas de comunidade também estão sendo estudadas para serem incorporadas na plataforma.
– Quais os passos para um artesão que queira vender pela plataforma?
O artesão pode entrar no nosso site www.somosmoira.com.br ou app.moirabr.com.br e fazer o cadastro — ele demora de 1 a 2 minutos, é bem simples!
Logo depois do cadastro ele já pode subir seus produtos e começar suas vendas de uma forma muito rápida, eficente e descomplicada 🙂
Linda
Professora Marye Castro
Sou aluna e amo fazer parte do somos moira
Uma comunidade incrível 🤩
Que apoia a todas as artesãs
Que orgulho 😍
Parabéns
Linda professora
Marie Castro
Sou aluna
E amo fazer parte da comunidade incrível
Que apoia as artesãs
Que orgulho
Parabéns 👏
Q maravilha ter pessoas assim por aqui, obrigado a voz da costura por aceitar minha indicação e convidar essa artesã incrível para fazer parte aqui de uma matéria de peso nos apresentando essa plataforma incrível criada e voltada para o mercado do artesanato, e sim nós costureiras teremos oportunidade de participar nessa plataforma, eu já estou lá com minha loja cadastrada e empolgada com essa ferramenta para mostrar e vender minha arte, e tenho certeza q essa novidade vai ser muito útil para nossa comunidade tb, acessem e conheçam , tenho certeza q vão gostar 🥰
É vibrante vê o Moira nascendo, quem acompanha a Marie sabe o quanto ela faz para furar as bolhas do artesanato, uma mulher pra frente que leva contigo quem estiver afim de evoluir, amo sem moderação e sou grata por tamanha dedicação, de fato Marie é diferenciada.