A solidariedade tem o poder de mudar histórias, e um exemplo inspirador vem da parceria entre a Escola de Costurar e a Fábrica do Bem, de São José dos Campos (SP). A doação de uma máquina de costura tem sido essencial para a produção de peças destinadas a crianças e bebês em situação de vulnerabilidade.
Segundo Vera Parodi, da Fábrica do Bem, a máquina doada por Diana Demarchi tem sido fundamental na confecção de shorts para meninos e meninas e, mais recentemente, na produção de macacões de bebês em malha. No último dia 26 de fevereiro de 2025, o impacto dessa ação ficou ainda mais evidente com o envio de 34 bodies, 16 macacões e 8 mantas para o Congo, por meio do projeto Médicos sem Fronteiras.
Esse gesto não apenas fortalece o trabalho voluntário da Fábrica do Bem, mas também ajuda a levar dignidade e conforto a bebês que nascem em condições precárias. Como ressalta Vera, “quero somente dizer muito obrigada e que vocês saibam o quanto somos gratas por ter nos dado esta máquina, que está fazendo a diferença nas vidas dos bebês”.
Além do apoio a ações internacionais, a Fábrica do Bem agora se mobiliza para atender o Hospital Antônio Moreira da Costa, cuja maternidade do SUS teve a verba para enxovais de mães carentes cortada. Com doações abertas, a organização busca reunir materiais para confeccionar kits que possam auxiliar essas mães no momento mais importante de suas vidas.
A iniciativa vai além da costura. No dia 2 de fevereiro de 2024, a Fábrica do Bem criou a Arte Solidária, um projeto em que, uma vez por semana, voluntários se reúnem para produzir artesanato com retalhos que sobram da confecção de vestidinhos e shorts. Essas peças artesanais são as únicas que são vendidas pelo grupo, e toda a arrecadação é revertida em gêneros não perecíveis, que são destinados tanto para ONGs quanto para gestantes em situação de vulnerabilidade.
A Fábrica do Bem também compartilha seu trabalho nas redes sociais. Você pode acompanhar e apoiar essa iniciativa seguindo os perfis no Instagram: @fabrica.do.bem e @vendasartesolidaria.
A história da Fábrica do Bem e o impacto dessa doação nos lembram que pequenos gestos podem gerar grandes transformações. Como diz o ditado, “fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores”. E, sem dúvida, essa ação solidária continuará deixando sua marca na vida de muitas famílias.
Que projeto bacana! A costura ajudando vidas de recém nascidos ❤️
Parabéns a todos envolvidos nessa super ação. É um trabalho muito lindo e muito gratificante pra quem executa. Sou profissional de educação física, mas adoro mexer com costura nas horas vagas e super valorizo esse tipo ação, faz um bem danado, pra quem faz e pra quem recebe . Conheço o trabalho da Diana e esse ato dela, só a enobrece, e faz com que prospere cada vez mais. Digo mais uma vez parabéns a todos. Grande beijo e um forte abraço. Que Deus abençoe a todos!
Parabéns pela matéria e iniciativa ao Instituto Diana Demarchi, fazendo a diferença na vida das pessoas, de quem recebe e certamente de quem doa.
É o tipo de matéria sobre um projeto q instiga a vontade de fazer parte, por mais movimentos assim 🥰
Diana Demarchi tem um coração de ouro.
Gesto de amor ao próximo nós faz grande
Que lindo, fiquei emocionada. Gostaria de oferecer uma máquina overlock pra doação. Mas moro em Santa Catarina. Teriam que vir buscar.
Quero aqui deixar minha admiração por vocês, e Instituto Diana Demarchi em apoiar projetos tão importantes na vida das pessoas que precisam, e nós a também querer participar de algo tão relevante e tão necessário
Parabéns