A novidade contará com a participação de 40 marcas do segmento infantojuvenil, palestras, city tour e desfile de moda.
A 30ª edição do Minas Trend celebra não somente a consolidação da principal semana de moda mineira e do maior salão de negócios de moda da América Latina. A chancela do evento, que movimenta toda a engrenagem da cadeia produtiva de moda, abre caminho para mais uma empreitada: o lançamento do projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens, no dia 25 de outubro, às 18:30 horas, no Minascentro.
“A expectativa do lançamento do Minas Trend Kids – Baby e Teens é a melhor possível. O mercado de moda mineiro tem crescido substancialmente, abrangendo uma extensa cadeia produtiva. Ao longo dos anos, o salão de negócios foi absorvendo o vestuário feminino, a moda festa, acessórios (bolsas e calçados), bijuterias e joias, e o segmento de lingerie, fitness e moda praia. Agora chegou a vez do Minas Trend contemplar o setor da moda infantojuvenil”, sinalizou o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), Rogério Vasconcelos.
Oportunidade de negócios
Encabeçada pela FIEMG e pelo Sindivest-MG, a iniciativa, produzida e coordenada pela empresa Top Agency especialista no segmento, com patrocínio da CDL-BH e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Belotur, reunirá 40 marcas do segmento bebê, infantil e juvenil (de 0 a 18 anos). De acordo com a diretora da Top Agency, Taciana Teodoro Diniz Cavalcante, os empreendedores convidados terão, durante dois dias, a oportunidade de fazer uma visita guiada pelo Minascentro, conhecendo a dinâmica do Minas Trend, os valores dos estandes do salão de negócios, participar de palestras com especialistas em mercado infantojuvenil, e ainda, realizar um city tour pela capital mineira, explorando roteiros gastronômicos e de moda.
Segundo Vasconcelos, o nicho da moda infantojuvenil se revela promissor, uma vez que existe uma demanda constante a ser explorada. Desse modo, o Minas Trend Kids – Baby e Teens abre caminho para a chegada desse segmento ao salão de negócios do evento na edição primavera/verão 2024, que acontecerá em abril do próximo ano.
“O mercado infantojuvenil é dinâmico e não tem crise porque diferentemente da moda adulta, em que o consumidor compra na maioria das vezes sem necessidade, um artigo de moda infantojuvenil se torna indispensável pela condição física de crescimento de uma criança e de um adolescente”, afirma.
Segmento promissor
Essa perspectiva é compartilhada por Taciana que aposta no segmento, projetando um mercado lucrativo e em expansão. “O Minas Trend Kids – Baby e Teens chega ao evento sem o status de iniciante, mas sim com a expertise gigante da semana de moda mineira”.
Além de crescer em média 6% ao ano no Brasil, a moda infantil representa 16% do setor têxtil, considerando que o Brasil é o quinto produtor têxtil do mundo, conforme dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) de 2021. Além disso, as micro e pequenas empresas representam 90% do setor de vestuário, de acordo com dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest).
Cereja do bolo
O ponto alto do Minas Trend Kids – Baby e Teens promete ser o desfile de moda infantojuvenil com o cast da Top Agency, levando para a passarela o trabalho de 40 marcas (15 mineiras e 25 de outros estados) do segmento, mostrando peças de vestuário, moda festa e praia, calçados e acessórios para a temporada outono/inverno 2024.
“A moda infantojuvenil está sempre evoluindo. Para o outono/inverno 2024, percebe-se que existem duas tendências, a naturalidade e a tecnologia. De um lado, os pais buscam roupas que sejam confortáveis e prezam pela sustentabilidade. De outro, os filhos, estão cada vez mais ligados à tecnologia, O resultado dessa fusão é a aposta em tons pastéis e também em cores vibrantes e estampas divertidas, tecidos sustentáveis, como o algodão orgânico, e o poliéster reciclado, além de modelagens que permitem a criança e o adolescente brincarem e se locomoverem com facilidade”, descreve Taciana, especialista no segmento infantojuvenil.
A ação é uma realização do Sindivest-MG, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e produção executiva da Top Agency.