Os tecidos são formados pelo entrelaçamento de fios e os fios são formados pelas fibras, que são a unidade básica da formação dos tecidos. São as fibras, inclusive, as responsáveis pelas características que sentimos no tecido como o conforto, caimento, toque etc. Entender sobre a origem e características dessas fibras é muito importante para que você possa fazer a melhor escolha na hora de comprar o seu tecido.
Podemos dividir as fibras em três grupos, de acordo com a origem da matéria prima pela qual ela será produzida. São as fibras naturais, químicas artificiais e químicas sintéticas.
As fibras naturais podem ser de origem vegetal, animal ou mineral.
Vegetal
Algodão: Retirada da própria planta do algodão, a fibra de algodão é uma das mais usadas e queridas para a costura criativa, decoração e vestuário. Inclusive, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de algodão do mundo.
Linho: As fibras de linho também vêm da natureza, mais especificamente do caule da planta do linho, e é uma das fibras mais refinadas que temos. É conhecido pelo seu grande conforto e por ser uma fibra bem fresquinha, pois retém pouco o calor.
Juta: A planta da Juta chega a mais de 3 metros de altura e sua fibra é conhecida como a fibra mais longa que existe. São fibras grossas e nada confortáveis, sendo usadas muito mais para a decoração e artesanato do que para o vestuário.
Animal
Seda: Produzido pela lagarta da Mariposa Bombyx mori, foi uma das primeiras fibras naturais descobertas pelo homem e até hoje é considerado uma fibra nobre. Teve enorme importância histórica pela Rota da Seda, que eram rotas de transporte para comércio da Seda e outros materiais entre a Europa e o Oriente. Muitos tecidos foram criados para substituir a seda, em épocas que ela se tornava muito cara ou muito escassa.
Lã: Antes da criação da lã sintética, só era possível ter um tecido de lã retirado de animais como ovelhas e lhamas. Hoje, com a tecnologia, podemos usar tecidos de lãs sintéticos com as mesmas características da lã natural, mantendo a qualidade e preservando a natureza.
Mineral
São fibras metálicas como cobre, ouro, prata e amianto, muito mais usadas na indústria do que para o vestuário.
Fibras Químicas
Artificiais
Esse tipo de fibra mistura elementos da natureza com produtos químicos artificiais produzidos pelo homem para chegar ao resultado esperado. As duas fibras desse estilo mais conhecidas são:
Viscose: Criada a partir da celulose do algodão ou do bambu, somada a uma substância sintética e viscosa chamada rayon. A Viscose é uma das fibras mais macias e confortáveis que temos hoje.
Modal: É uma fibra natural de grande conforto e qualidade retirada da madeira de árvores que passam por vários processos até chegar na fibra do modal. Muito usado em jogos de lençol e no vestuário em geral.
Fibras Químicas Sintéticas
São as fibras produzidas usando-se apenas matérias primas 100% sintéticas e as mais conhecidas são:
Poliéster: é uma das fibras mais utilizadas nos tecidos. Quase não amassa, tem boa resistência e rápida secagem, podendo ter toques mais ásperos aos mais lisos. É a melhor fibra para se fazer sublimação, pela facilidade e baixo custo se comparada com as demais fibras.
Poliamida: é ainda melhor que o poliéster, com toque mais macio, boa elasticidade, mais confortável e boa retenção de umidade. Também chamada de Nylon.
Polipropileno: tem brilho e uma grande resistência.
Acrílico: tem um toque quente e grande brilho, além de ter ótima resistência à luz do sol.
Elastano: também conhecido como Lycra®, é uma fibra de alta resistência e que dá a elasticidade ao tecido.
A mistura dessas fibras nos tecidos é muito usada hoje em dia para baratear, refinar ou complementar as características dessas fibras, dando ao consumidor mais opções e qualidades variadas.
Quando vemos na composição que um tecido é 100% algodão, quer dizer que 100% dos fios daquele tecido são feitos com fibras de algodão. Se o tecido for 60% algodão e 40% poliéster, quer dizer que 60% dos fios desse tecido são feitos de fibra de algodão e 40% dos fios desse tecido são feitos de fibras de poliéster. E a lógica será a mesma para qualquer tipo de composição.
Para finalizar, uma dica: tecidos que tem fibras naturais ou químicas artificiais na sua composição, independente da porcentagem, vai encolher. Então fique atenta na hora de comprar.