spot_img
spot_imgspot_img

Formatura Projeto Social – Costurando a Renda

No dia 08 de dezembro de 2021, foi o dia esperado por todos os alunos da ONG Compassiva e Cáritas. Juntamente com as facilitadoras que auxiliaram no projeto, Diana Demarchi realizou as entregas dos certificados. Foram 9 (nove) alunos formados, dentre eles, tivemos um aluno destaque em cada ONG, que recebeu diploma de reconhecimento como aluno destaque, além desse diploma, eles ganharam de presente um ferro de passar roupas, uma doação do Instituto Diana Demarchi.

O Evento aconteceu nas dependências do Grupo Mulheres do Brasil em São Paulo. “Estávamos em busca de um parceiro para o curso de costura uma vez que o mercado tem demanda para profissionais desta área e felizmente encontramos o Instituto Diana Demarchi, onde a receptividade foi enorme e prontamente acolheu o projeto. Desenhamos o programa do curso para uma turma piloto de 10 alunos, sendo 5 da Cáritas e 5 da Compassiva, parceiros nesta causa dos refugiados.” Relata Maria Helena Líder do comitê de Inserção de Refugiados e Migrantes do Grupo Mulheres do Brasil.

Diana Demarchi reforçou dizendo que estava muito emocionada e orgulhosa de ver a evolução de cada aluno, pelo interesse e desempenho de cada um no curso, e finalizou, dizendo que deseja que a costura traga dignidade e que a história desses alunos mude com a costura.

Os alunos de ambas as Instituições escreveram depoimento de como foi ter participado do Projeto Costurando a Renda, esses depoimentos foram lidos durante a solenidade pelas facilitadoras Márcia e Maria Aparecida, o qual deixou todos que estavam presentes bastante emocionados.

Destaque para o depoimento do aluno Nicholas Obetta Onuh, que é Nigeriano e se destacou, recebendo o diploma de aluno destaque:

“Desejo expressar minha gratidão pelo que vocês fizeram por mim e por meus colegas. Tenho tentado escrever isto, mas devido a algumas dificuldades que tenho em escrever na língua portuguesa, atrasei-me. Não tenho nada físico para oferecer a vocês, mas oro para que o Deus Todo-Poderoso surpreenda a todos vocês (MULHERES BRASILEIRAS) com bênçãos, boa saúde, proteção e paz. À medida que vocês transformam a vida das pessoas, Deus fará o mesmo por vocês e suas gerações. Eu apreciei muito isso. Obrigado por nos dar esperança de continuar nossas vidas. Deixamos nossas famílias em nossos diferentes países, mas agradecemos a Deus por vocês, pessoas, que nos ofereceram amor e coisas de que precisamos, assim como nossas famílias. Nós sempre nos lembraremos de vocês. Muito obrigado!”

A Márcia, facilitadora do Projeto Costurando a Renda, na Compassiva, disse o seguinte: “O privilégio de estar ali, com essas meninas, não tem preço. Além delas terem costurado, aprendido a costurar, eu creio que para elas, no caso na Compassiva, foi uma terapia. Era um silêncio muito restaurador quando elas estavam costurando, muito concentradas fazendo o trabalho delas e elas foram incríveis”

Maria Aparecida, facilitadora da Cáritas, também deu seu depoimento dizendo: “Sentimos uma felicidade imensa. Nós temos um grupo com pessoas da Venezuela, Angola, Bolívia, Nigéria, uma diversidade de línguas. Ter um aluno com dificuldade de compreender a língua, não saber pegar na agulha e agora ver eles conseguindo fazer peças, é uma felicidade imensa, muito gratificante! Os sonhos que conseguimos colocar na vida de cada um, isso nos deixa muito feliz, muito feliz mesmo!”

 

 

 

Publicações relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações