A costureira não pode e não deve ser amadora se deseja empreender na costura. Precisamos nos formalizar e jogar o jogo do empreendedorismo.
Hoje em dia, com as redes sociais, a iniciante ou a profissional experiente têm as mesmas chances de chegar até o cliente que deseja para oferecer os seus serviços ou produtos. Procurar os grupos da sua cidade pode ser o primeiro passo. Grupos relacionados à sua cidade, ao seu bairro e princialmente ao seu nicho. Faça uma breve pesquisa nos grupos do Facebook que hoje são muito acessados por possíveis compradores.
Durante a pandemia, o método mais antigo, mais usado e eficiente para algumas costureiras e artesãs foi prejudicado, a divulgação pessoalmente, cara a cara. E assim como todos os profissionais ou pelo menos a maioria deles, nós também precisamos nos reinventar e buscar outras alternativas para mostrar o nosso trabalho e ou serviço.
Comece criando uma Fanpage do Facebook (página do Facebook). Uma Fanpage (página para fãs, em tradução literal) é uma página criada especialmente para ser um canal de comunicação com fãs, clientes dentro da rede social. Ali você estará criando sua e/ou produtos da mesma forma que você posta na sua página pessoal.conta comercial para a divulgação dos seus serviços. Criar uma fanpage é fácil, rápido e o melhor de tudo é gratuito. O Facebook é uma ferramenta poderosa de divulgação e vendas.
Você pode também criar um perfil comercial no Instagram e usar todos os recursos que a plataforma oferece, para aproximar o seu cliente do seu produto e ou serviço. Apresente com reels, feed ou stories o quanto o seu cliente precisa do seu serviço e ou produto. Mostre o processo de criação, como você escolhe os materiais, ensine ao seu cliente a usar, usufruir do seu serviço, produto.
Crie uma rotina de postagens, assim como você faria se tivesse um ponto comercial, abra e feche sua Fanpage/perfil com posts diariamente. Mas não esqueça de direcionar para as pessoas certas quando falar, afinal você deseja apresentar o seu produto, serviço aos seus clientes e não às outras costureiras e artesãs.
Esses são os primeiros passos, mas o principal para se ter uma presença digital e relevante, é obter a confiança dos seus clientes e fazer muitas vendas.