spot_img
spot_imgspot_img

A identidade, representatividade e sorriso da mulher negra no IDD Fashion Day

Ainda dando continuidade em conhecer nossas alunas que desfilaram suas peças no IDD Fashion Day, hoje apresentamos Gilmara Neves, da marca Chita Chic Inspire.

No ano de 2019 Gilmara recebeu o convite da Fundação Vale para participar de um curso de modelagem com duração de dois meses e no fim desse período nasceu seu projeto Chita Chic Inspire. Ela e mais treze mulheres decidiram costurar chita devido a representatividade do tecido em suas histórias, com o objetivo de também resgatar histórias.

Com o início da pandemia e o pouco conhecimento na costura, decidiram começar produzindo e doando máscaras de tecido para proteção da Covid para aqueles que precisavam. Nesse período, a Gilmara encontrou o curso Costureira de Mão Cheia na terceira turma e não pensou duas vezes para se inscrever.

Aprendendo com a Diana, também repassava o que podia para suas companheiras, dessa forma se tornaram costureiras e mostraram mulheres negras com mais de 40 anos de idade fazendo história na costura.

“Quando Diana e Paulo me convidaram para o IDD Fashion Day foi pura emoção, me transformaram em costureira e agora também em modelo. Alegria e gratidão são as palavras que definem o meu espírito. As peças que eu escolhi apresentar contam a nossa história.”

A primeira peça foi um três marias com detalhe de decote ciganinha, sendo clássico e feminino é uma peça que tem “a cara” do projeto e da chita. O segundo modelo traz leveza e mostra que pode ser usado onde e quando a mulher quiser.

O terceiro look é uma calça com a camiseta de malha estampada com a seguinte frase “#valeinspirar” e a logo dos seus parceiros Fundação Vale e Escola de Costurar, laços para a vida toda. Ainda foi composto por uma terceira peça em crochê, formando o conjunto que nomearam de Maria Quitéria.

A quarta peça é um vestido clássico amplo com a pala em crochê, super tendência e que recebe o nome de Carmem Miranda por ser um modelo ousado e contido ao mesmo tempo.

O quinto modelo é um vestido preto todo em crochê e que em homenagem a uma das costureiras do grupo, se chama Carmem Lúcia Félix, que foi feito pela mesma e representa a coragem e a energia que as mulheres têm o tempo todo.

A sexta e última peça é o preferido de sua criadora, que é um vestido amplo com alças e pertence à coleção Brasileiríssimas. Entre flores e fios, o vestido leva o nome de Gilmara Neves, idealizadora e fundadora do projeto Chita Chic Inspire, moda com história.

Gilmara encerrou nossa entrevista deixando uma mensagem de conhecimento e empoderamento: “usamos chita 100% algodão, nossas peças falam de nós mesmas e também de nossos ancestrais. A chita é um tecido nobre e o seu lugar é onde ela quiser”.

Nos sentimos admirados e inspirados por esse projeto incrível e pela querida Gilmara que representou impecavelmente a mulher negra. Desejamos cada vez mais sucesso e que esse sorriso lindo da Gilmara possa também estar no rosto de todas as mulheres!

Acompanhe no Instagram @chitachicinspire

Nos encontramos na próxima CMC!

Publicações relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Gil, parabéns pelo belíssimo trabalho, sou seu fã!!!!!
    Muito obrigado pelo convite e contribuir no primeiro catálogo do Chita 🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
    Sucesso e vida longa Chita Chic Inspire.

    Grande abraço

  2. Que história genial, inspira qualquer um! Parabéns a Gilmara pela iniciativa e pelo sucesso, que siga crescendo e desenvolvendo cada vez mais! Trabalho importantíssimo resgatar sua história! Bela matéria, parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações