spot_img
spot_imgspot_img

Bloqueio criativo? Veja algumas dicas para vencê-lo!

Antes de qualquer coisa precisamos ter em mente que criatividade é algo que pode ser treinável, isto é, ainda que você se considere uma pessoa que não é criativa existem métodos que podem aguçar sua mente em favor da suas criações.

Segundo Jorge Frascara, um ilustre professor desta área, “a criatividade é a habilidade para encontrar soluções inesperadas. Sem toques mágicos ou misteriosos”. Partindo deste princípio, que é reconhecido internacionalmente, podemos dizer que a criatividade pode ser um insigth ou algo metodificado onde o criador encontra situações, circunstâncias, olhar crítico para desenvolver o que precisa.

Dito isto vamos às dicas:

Na correria do dia a dia podemos deixar passar uma coisa ou outra, dificilmente alguém dá conta de tudo sempre, não é mesmo? Mesmo assim é necessário ter uma rotina, algo que possa dizer pra você pra qual atividade você deve voltar quando sentir que saiu do foco do que tem de ser executado. Isso alivia a pressão e retira a sensação de estar perdida. A ausência do stress já é uma grande vantagem na hora de produzir, portanto, organização é primordial.

Qual é o seu melhor momento? Já parou pra pensar que tem pessoas que funcionam melhor a noite ou pela manhã? Ou após aquele café da tarde? Descubra o momento que te favorece e use-o sem ter medo de ser feliz. Pense no seu projeto nestas horas e descubra que seu cérebro é uma máquina poderosíssima.

Descanso não é luxo é necessidade. Aquela encomenda que você precisa entregar vai sair mais fácil se o seu corpo tiver recebido as horas de sono que precisa. Quantas vezes aquela costura foi desfeita porque sua mente já tinha perdido a capacidade de concentração? Agora imagina criar com ela cansada, não é impossível, mas com certeza as ideias fluem melhor com a mente descansada.

Existe uma técnica que se chama brainstorming ou tempestade de ideias. Basicamente é reunir toda ideia sobre determinado assunto, sem críticas inicialmente. Uma montanha de sugestões para que depois seja avaliada a viabilidade de execução. Imagine que na hora de criar um vestido, por exemplo, você anote as possíveis cores, comprimento, tecido, tipo de decote, se vai ter botões, se vai ter babados, tipo de mangas e todas as coisas que rodeiam a criação de uma peça. Aí depois é só eliminar o que não comporta na sua produção. Prático, não?

Música tem influência na nossa mente. O hormônio do prazer é liberado quando ouvimos música, agora se imagine fazendo suas anotações ou observações para criação de um projeto ouvindo aquela musiquinha que te inspira… Só para que você tenha ideia do quão ela influencia em nossas atividades vejam quantas áreas do cérebro são ativadas ao ouvir música: emoção; memória; imaginação; movimento. Viu como ajuda? Então monte sua playlist de criação e use sempre que precisar.

Livros: Sei que parece clichê, mas a leitura é uma atividade que “força” seu cérebro a imaginar. Se o livro não tem nenhum tipo de figura melhor ainda. As referências ficam todas para sua mente criar. Sabemos que nos dias atuais a rapidez das informações em função do acesso à internet, nos tiraram um pouco do universo dos livros físicos, mas ainda temos e-books maravilhosos. Por isso leia, leia bastante. Nem que seja uma página por dia. Lembra da hashtag #todososdiasumpouquinho ?

Por fim mas não menos importante. Já tem pessoas demais olhando para o que não dá pra fazer, seja diferente, treine seu olhar para colocar seu tempero assim como nossa prô ensina. A criatividade está dentro de você só esperando que você encontre a chave que a liga. Não perca a oportunidade de criar seu método de criação, essas dicas não são uma regra, mas vão te servir como um pontapé pra desenvolver um método que seja aplicável à sua realidade. Treine seu olhar para imaginar peças já criadas de duas ou três formas diferentes, vai alterando detalhes que a partir disso uma explosão de sugestões vai nascer na sua mente.

“A preocupação com a crítica esmaga a criatividade.” Duane Alan Hahn

Liberte sua mente e crie! Até a próxima.

Publicações relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Amei as dicas. Colocar em prática na costura ou na vida será uma grande medida, é questão de organização mesmo, pois o resultado final nos trará confiança, tranquilidade, aprimoramentos e a certeza de que está perfeita.
    CMC4, muito feliz e muito agradecida!😍❤️👗👖✂️

  2. Amei as dicas de criatividade.
    Eu sempre me achei sem criatividade.
    CMC6, fiquei sem costurar por um bom tempo, pra cuidar do meu marido que ficou doente precisou ficar internado, mas graças a DEUS está melhorando a cada dia, e estou voltando aos poucos a trabalhar com a costura, eu amo o que faço. Um abraço professora e equipe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações