spot_img
spot_imgspot_img

Fio do Afeto: A força da mulher e o poder da costura documentados em um filme

Hoje é dia 08/03, dia reservado para comemorar a força e a garra da mulher e por isso  resolvemos trazer de volta o quadro A Voz da Costura AO VIVO para homenagear as mulheres e também enaltecer a a atividade da costura, pois embora não seja uma profissão unicamente feminina, a conexão entre uma mulher e sua máquina de costura pode mudar muitas vidas.

E é isso que nos mostra o documentário Fio do Afeto, um filme realizado pela Rede Asta (https://www.instagram.com/rede_asta/) e dirigido por Bianca Lenti. E convidamos Alice Freitas (Rede Asta) e Gilmara Neves (Chita Chic Inspire) para uma conversa no quadro A Voz da Costura AO VIVO.

Tendo como cenário a crise mundial do coronavírus, o filme mostra dez histórias genuinamente inspiradoras, cheias de motivação e de superação pessoal e profissional.

O impacto da pandemia ainda está muito latente em nossas memórias e assim deve permanecer por muito tempo ainda, mas mesmo com todos os sérios problemas sanitários e econômicos gerados pela chegada da COVID-19, muitas mulheres ao redor do Brasil e do mundo usaram a costura como sua principal ferramenta para manterem-se equilibradas, em todos os sentidos, emocionalmente e financeiramente.

O empreendedorismo se fortaleceu, o senso de comunidade e de ajuda humanitária aflorou e muitas pessoas, preodominantemente mulheres, aprenderam a costurar, costuraram máscaras para vender e para doar. Encontraram na costura o sentido do fio da vida e transformaram suas vidas e de outras pessoas ao seu redor.

No documentário, Gimara Neves, Costureira de Mão Cheia de Marabá (PA), conta sua trajetória com a costura e com a sua marca Chita Chic Inspire (https://www.instagram.com/chitachicinspire/), que movimenta mulheres no emprendedorismo feminino e que foi e continua sendo um transformador de muitas vidas.

Veja abaixo o trailer do filme e não perca a entrevista ao vivo com Alice Freitas e Gilmara Neves.

Sinopse: Dez histórias inspiradoras de mulheres brasileiras que conseguiram transformar a crise do coronavírus em uma oportunidade de superação pessoal e coletiva através da confecção de máscaras de proteção. O grupo espalhado pelo Brasil integram o grupo de 2 mil mulheres impactadas pelo projeto social Máscara + Renda, uma iniciativa lançada durante a pandemia para garantir o fornecimento de matéria prima para a produção e venda de máscaras de proteção por mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Para conhecermos melhor a história dessas mulheres, divulgar o trabalho realizado e homenagear todas as mulheres e costureiras do Brasil, convidamos Alice Freitas, idealizadora da Rede Asta e a CMC Gilmara Neves, da Chita Chic Inspire, para uma conversa no quadro A Voz da Costura AO VIVO. Será no dia 14/03/2023 às 19h, com transmissão simultânea pelo Youtube e pelo Facebook.

Ative o lembrete para não perder essa entrevista.

Publicações relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações