spot_img
spot_imgspot_img

Costura e inclusão social – Conheça o Projeto COSTURANDO CIDADANIA

Em Esteio, RS, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, a Central Única das Favelas – CUFA (rede internacional presente em 17 países), aposta na costura para promover a transformação social na região mais vulnerável da cidade.

A entidade, vem desenvolvendo o projeto “Costurando Cidadania”, que formou 68 costureiras em dezembro de 2020. Muito além do curso, com 80 horas práticas e mais 40 horas de empreendedorismo e economia solidária, em um total de 120 horas, a entidade promove o desenvolvimento humano e econômico em Território de Paz, que compreende as 06 comunidades com maior vulnerabilidade da cidade.

O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Esteio, que cedeu à organização, o Centro de Convivência do Território de Paz, composto por um ginásio esportivo com salas de aula. Atualmente, o espaço é referência em mobilização comunitária para toda região, contando com um ateliê comunitário equipado com 15 máquinas industriais, que muito em breve, será sede de uma das maiores cooperativas de costura da região.

O projeto contou ainda com financiamento do Ministério da Cidadania.

Então, a próxima etapa será a formalização da Cooperativa de Trabalho das Costureiras do Território de Paz (COOPCOSTP), composta pelas 68 alunas formadas no curso de costura, que poderão atuar como costureiras, gerando trabalho e renda.

Além do projeto Costurando Cidadania, que possui a meta de formar 80 costureiras e assim promover a qualificação profissional e a formalização de um grupo produtivo na área da costura, a CUFA também desenvolveu o projeto de Atenção à Criança e ao Adolescente do Território de Paz, com o objetivo de ofertar atividades esportivas e culturais as 125 crianças e adolescentes, filhos das alunas do curso de corte e costura.

Saiba mais sobre a CUFA no site www.cufa.org.br

 

Publicações relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações