Olá pessoal, nessa edição trago uma proposta que se estenderá a outras publicações até completarmos o ciclo de exercícios. Trata-se do método Feldenkrais, que se utiliza de movimentos corporais pouco habituais.
O método parte da premissa que seu corpo é único. A proposta é que seu corpo encontre um jeito de fazer o exercício, proporcionando a autopercepção, o autocuidado e transformação. Com o corpo e mente integrados, você se reorganiza sem forçar as articulações. Vamos aprender uma nova forma de nos cuidar?
Regras básicas:
- Faça devagar;
- Faça movimentos pequenos e suaves;
- Relaxe o máximo que puder;
- Descanse um pouco após cada movimento.
Posição inicial
Sente-se na parte da frente da cadeira ou banco descansando as mãos sobre as coxas.
Apoie totalmente os pés no chão, separados e alinhados com os ombros, diretamente abaixo dos joelhos. Repita cada movimento de 4 a 8 vezes.
1º – Gire lentamente a parte superior do corpo, como se fosse olhar a direita. Então volte a olhar para frente e relaxe. Cada movimento deve ser pequeno, confortável e suave. Mantenha os pés totalmente apoiados no chão. Marque mentalmente até onde você pode enxergar a direita, sem forçar o movimento. Este será um ponto de referência, para quando você avaliar a melhora em sua flexibilidade.
2º – Focalize os olhos em um objeto ou ponto diretamente à frente. Mantenha os olhos imóveis e fique olhando para frente, enquanto gira lentamente a cabeça e a parte superior do corpo para a direita (expire enquanto gira). Faça no seu limite, não force ou tensione. Então volte a olhar para frente e relaxe o pescoço, ombros, tórax e pernas. Repare que a parte superior do corpo não gira muito para a direita, porque seus olhos não estão se movendo.
3º – Novamente, gire lentamente toda a parte superior do corpo para a direita, inclusive os olhos. Gire suavemente a cabeça, olhos, ombros e tórax. Você consegue enxergar um pouco mais para a direita?
4º – Mantenha a cabeça e os olhos imóveis, permaneça olhando para frente e gire lentamente os ombros e a parte superior do corpo para a direita. Vá lentamente e expire enquanto gira. Relaxe maxilar, pescoço, tórax e ombros. Repare que seu ombro direito se move para trás e o ombro esquerdo para frente.
5º – Volte a girar lentamente toda a parte superior do corpo para a direita, inclusive a cabeça e os olhos. Volte à posição inicial e relaxe. Perceba que está começando a ficar mais fácil girar para a direita. Sua flexibilidade está aumentando. Descanse após cada movimento.
E agora perceba a diferença entre o ombro esquerdo e o direito. Repita toda a sequência de exercícios para o lado esquerdo.
Escrito por Por Rachel Manganelli para a edição Nº 03 da revista A Voz da Costura
Fonte Bibliográfica: Adeus dor crônica – Kelly Lemos- São Paulo: Jolivi Publicações, 2018