spot_img
spot_imgspot_img

A importância da postura

Olá queridas e queridos costureiros desse planeta.

Sabe aquela pessoa que passa esbanjando charme, que não anda, desfila? Pois é, nesta matéria vamos abordar sobre um aspecto muito importante em nosso corpo, a “Postura” Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade, opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este equilibra todo o resto.

A postura é uma resposta neuromecânica chamada atividade postural que estabiliza o sistema musculoesquelético. A boa postura é uma questão que vai muito além da estética, estando diretamente relacionada com a nossa saúde.

O alinhamento correto do nosso corpo permite que tenhamos movimentos mais precisos e mais eficientes, além de proporcionar bem-estar, uma vez que a postura correta não sobrecarrega nossos músculos e ossos. Uma má postura pode ser responsável por desencadear alterações na coluna, como hiperlordose lombar e cervical, hipercifose torácica e escoliose. São várias as causas, sendo as mais comuns: uma perna maior que a outra, carregar bolsa do mesmo lado, má-formação das vértebras e o comprometimento da visão e audição. Mas, não falarei sobre essas danadas não, e sim, darei dicas de como melhorar a sua Postura!

Como ter uma boa postura no dia a dia? Devemos cuidar da nossa postura em todas as atividades que vamos realizar, até mesmo nos momentos de lazer, como ao assistir à televisão. Veja a seguir algumas dicas para melhorar sua postura e proteger sua coluna!

  • Ao andar, mantenha as costas retas, o abdome contraído e o olhar para frente.
  • Quando tiver que pegar algum objeto no chão, não curve as costas. Para abaixar, dobre os joelhos.
  • Para transportar sacolas pesadas, por exemplo, não as leve em apenas uma das mãos. Distribua o peso.
  • Nunca faça uso de mochilas utilizando apenas uma alça.
  • Ao varrer a casa, utilize uma vassoura com cabo adequado à sua altura. Evite inclinar o corpo para frente.
  • Ao amarrar os sapatos, evite curvar a coluna. Procure se sentar e cruzar as pernas para alcançar os sapatos ou se abaixe flexionando os joelhos.
  • Ao sentar, observe se a coluna está reta, se as costas estão apoiadas no encosto da cadeira e se os pés estão apoiados no chão. Evite cruzar as pernas.
  • Ao utilizar o computador, mantenha a tela no mesmo nível dos olhos.
  • Para pegar um objeto que se encontra em um lugar alto, suba em uma escada, cadeira ou banco. Evite tentar pegar o objeto elevando os braços e ficando na ponta dos pés.
  • Ao utilizar o celular, deixe o aparelho na altura dos olhos. Evite curvar a cabeça para baixo.
  • Para dormir, uma das formas recomendadas é deitar-se de lado e utilizar um travesseiro que se encaixe perfeitamente no espaço formado pela cabeça e o ombro. Para manter a coluna reta nessa posição, recomenda-se utilizar um travesseiro entre as pernas. Outra posição que ajuda a proteger nossa coluna durante a noite é deitar-se com a barriga para cima e colocar um travesseiro embaixo da cabeça e outro embaixo dos joelhos. Vale destacar que a posição de bruços não é aconselhável por forçar a coluna.
  • Quando for se levantar, é importante virar de lado, apoiando-se nos braços e levando as pernas para fora da cama.

Por Rachel Manganelli

Fonte de pesquisa: ESCOLA, Equipe Brasil. “Importância da Postura”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/importancia-da-postura.htm. Acesso em 15 de março de 2022.

Publicações relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações