Rosângela, também conhecida como Loly Ateliê, é a nossa última CMC que desfilou no IDD Fashion Day, a ser apresentada aqui no nosso Portal A Voz da Costura. Loly tem 49 anos, é casada há 32 anos, tem duas filhas (uma de 25 anos e a mais nova de 10 anos) e é CMC4. Essa figura ficou marcada para nós do IDD desde que participou da Quarentena da Costura e nos mostrou que além de ser uma excelente costureira, também é modelo e possui um estilo e charme dignos de passarelas, como podem ver na foto abaixo.
Antes de sua primeira filha ela trabalhava como CLT, mas já tinha definido em sua vida que quando tivesse um filho, gostaria de dedicar pelo menos os três primeiros anos da vida do bebê para a maternidade e assim o fez. Até que engravidou de sua primeira filha e parou por cinco anos, ainda morando com sua mãe, e ela que sempre teve aptidão e gosto pelos trabalhos artesanais, passou a realizar esses trabalhos manuais como bordado e outros tipos de artesanato.
Depois desse período, voltou a trabalhar de CLT, ela e seu marido conseguiram comprar sua casa e por isso ficou distante fisicamente de sua mãe, acumulando as responsabilidades de trabalhar fora, cuidar da filha e tudo mais que a vida adulta exige. Até que um dia Rosângela precisou pedir demissão do seu emprego para cuidar de sua mãe que estava doente e que pouco tempo depois, infelizmente, veio a falecer.
Nesse tempo que cuidou de sua mãe e não estava trabalhando formalmente, prestou serviços na lanchonete de um amigo e conseguiu juntar uma quantia em dinheiro, que usou para abrir uma lojinha de roupas femininas, junto com um outro amigo que se tornou sócio.
A sociedade não deu certo e Loly passou a cuidar da loja sozinha, a transformou em uma loja de roupas infantojuvenil, que investiu todas as suas economias. Infelizmente a loja não deu certo, justamente nessa época ela engravidou de sua segunda filha e por isso tudo foi um período muito difícil financeiramente.
Nesse tempo que ela ficou à frente da loja, ao comprar as peças para revenda, viu que tinha roupinhas muito simples mas que eram muito caras, e acreditava que era capaz dela mesma produzir. Então passou a procurar cursos de costura e uma de suas clientes indicou uma senhora que dava aulas no quintal de casa, e foi ali que Rosângela deu os primeiros passos na costura e se interessou muito mais.
Pegou a máquina de costura emprestada com a sogra, levou para a loja que ainda existia, fez algumas peças e colocou para vender. E apesar de já ter tido um pouco de contato com a costura através da mãe e da avó paterna, foi ali que finalmente ela mergulhou nesse mundo. Com o fechamento da loja, levou tudo para casa e continuou costurando de lá.
Pouco antes da pandemia, ela e seu marido trabalhavam como motoristas de aplicativo (uber), mas com a chegada da Covid e a paralisação, Loly recebeu pedidos de seus amigos para produzir máscaras de tecido para proteção e realizou muitas vendas.
Publicando seus feitos nas redes sociais, uma amiga que participou da primeira Quarentena da Costura lhe indicou o IDD, Rosângela participou e logo se inscreveu no curso. Já imersa nessa realidade e apaixonada pela costura, com um ateliê improvisado no quintal de casa, em que muitas vezes perdeu os movimentos dos pés de tanto frio no inverno, foi onde o Loly Ateliê nasceu.
“Receber o convite para o IDD Fashion Day foi uma completa surpresa, não esperava um convite com essa magnitude. Para mim foi algo muito especial e eu realmente não esperava, fiquei muito surpresa, emocionada e acho que eu nem consegui demonstrar tamanha emoção que eu fiquei. Demorou a cair minha ficha, foi um desafio grande porque veio num momento que eu estava com altíssima demanda numa encomenda específica, que me obrigou inclusive fechar minha agenda durante um mês e pouco para dar conta daquele cliente[…] Foi uma honra inestimável, muito gratificante e deixou um gostinho de quero mais. Conheci a minha diva Diana, conheci o Paulo que é uma pessoa incrível, ganhei visibilidade, muito carinho das colegas e isso não tem preço. Agradeço a todos vocês da equipe!”
Loly também fez questão de reconhecer as pessoas que a ajudaram em toda sua trajetória, com extremo carinho e gratidão que carrega em seu coração, deixando essas lindas palavras:
“Uma coisa que eu acho importantíssima, as pessoas que fizeram e fazem parte dessa minha trajetória na costura, no empreendedorismo, que é a minha família, os meus amigos e minhas clientes queridas que me tratam com muito zelo […] As minhas meninas, as minhas preciosidades, minhas filhas que eu tenho uma loucura por elas. E as minhas clientes, os meus amigos e agora vocês também, que eu acho que muita coisa que a gente conquistou, que a gente consegue fazer, é porque a gente tem todo um suporte, uma mentoria, pessoas que levam a sério a nossa história e os nossos propósitos, então não poderia deixar de citar isso.”
“Mas, principalmente, com a parceria do meu esposo, que é uma pessoa fundamental na minha vida, sem esse homem nada disso aqui estaria acontecendo, ele teve um papel que além do meu, o dele foi muito primordial para que tudo isso acontecesse. Não só pela participação financeira, que ele se dispôs nos momentos de dificuldade para eu não desistir, para eu aproveitar os momentos que os cursos eram lançados, às vezes eu não tinha e ele sempre fazendo questão de me motivar.” Para um prédio se manter de pé é imprescindível ter uma estrutura firme! Fico feliz em saber que Loly teve a sorte de encontrar um amor companheiro, construir uma linda família e também parabenizo seu marido por ter sido o porto seguro e o sopro na vela desse barquinho que tanto navegou.
Agora vamos mostrar e contar um pouco da história de cada peça apresentada no IDD Fashion Day, pelas palavras da própria criadora.
– Limão Taiti: Neste look a modelo Bianca desfila com o vestido solar, encomendado por ela, inspirado em sua própria marca de biquínis. A cliente pediu um modelo longo de cor única e vibrante, que exale o frescor do verão. Feito em laise 100% algodão, a peça ainda conta com decote ousado deixando as costas à mostra e também sua bela tatuagem. A modelagem teve como base o vestido gola americana da semana cmc especial de natal 2021 da Escola de Costurar, entretanto, observem algumas adaptações e temperos que a Loly tanto gosta de aplicar.
– Hortelã-pimenta: Dessa vez nosso modelo vem com um conjunto menta, cor super em alta pro verão! Foi feito, claro, sob medida, principalmente por nunca conseguir encontrar um conjunto assim em que não precisasse recorrer a uma profissional para ajustes, já que seu manequim superior é menor que o inferior. Nesse look, Loly confeccionou um cropped feito em tecido de alfaiataria com leve estrutura e a calça modelo skinny com modelagem da pasta secreta, onde vários elementos foram colocados numa só peça mostrando que ao ter uma boa modelagem em mãos e criatividade, as possibilidades são inúmeras!
– Cedro: A Loly Ateliê atende a um público diverso, incluindo um bastante exigente que é o público masculino. Nosso cliente veste uma combinação toda focada no lazer, em duas peças feitas no queridinho e sempre lindo, linho. Ambas as peças foram pensadas com base em modelagens do Curso de Roupas Masculinas da Escola de Costurar. O cliente se inspirou numa foto de revista e não encontrando as peças em lojas físicas, procurou alguém que pudesse produzir, podendo assim escolher cor, tecido e modelo. Nada como ter um ateliê sob medida para encontrar o que deseja para se vestir como quer, não é mesmo?
– Conjunto Bárbara: Os monocromáticos também estão em alta! Nossa modelo está usando conjunto bárbara feito em tecido de alfaiataria new look na cor violeta, escolhida por ela, feito sob medida. A base de todas as peças – blazer, regata e shorts de alfaiataria – foi sugerida pela Loly Ateliê, que usou material da plataforma da Escola de Costurar e mergulhou no universo das criações.
– Gerânio: E não poderia faltar um belo estampado com toda leveza e elegância que ele tem, essa peça acaba por se tornar uma das mais procuradas no verão. O vestido gerânio foi feito sob medida para ser usado nas festividades de final de ano, e para tal a cliente quis algo confortável, dinâmico e elegante. A peça é feita em viscocrepe num modelo de decote transpassado também inspirado em modelagem encontrada dentro da plataforma da Escola de Costurar. Não ficou um arraso?
Além de muito talento na costura, Loly nos inspira pela sua história de vida e por nos mostrar que sempre devemos tentar mais uma vez e se for necessário, recomeçar. Parabéns e todo sucesso do mundo para Loly nessa caminhada, conte sempre conosco!
Em seu Instagram ela mostra sua arte, seu dia a dia como diário de uma CMC4, seus projetos e ainda dá umas palinhas como modelo. Acompanhe pelo @lolyatelie
O que acharam de conhecer mais de perto nossas alunas e as peças que desfilaram no IDD Fashion Day ? Me conte aqui nos comentários.
Até a próxima!
Loly 😍 Rosângela
Pra mim uma amiga
Antes de tudo , talentosa , atenciosa .
Um ser humano incrível ❤️
Admiro muito mais muito o seu trabalho
Na costura , a sua vida , trajetória.
E o seu crescimento.
Que Deus continue abençoando
Cada vez mais a sua vida
Em tudo que vc faz , abençoe sua família.
Suas peças ficaram lindas .
Só gratidão sempre amiga..
Parabéns a Loly Rosangela, a todas
Que participaram do desfile
Lindo de mais o trabalho de cada uma .
Obrigada a voz da costura e o iddfashionday 🌹
Por mostrar talentos no mundo da costura ✂️
Fomos muito bem representadas ..
👏👏👏👏👏👏👏👏🌟🌟🌟🌟🌟🌟
Obrigado querida, q honra foi conhece-la e dar aquele abraço, sou sua fã, e vamos juntas entrar 2023 com toda positividade 🙏🏽🥰
Sara, minha amiga, não é a primeira vez q me emociona com suas palavras de apoio e carinho, vc é um dos presentes q a costura me deu, quanta gratidão eu tenho. Ansiosa pra te conhecer e batermos aquele papo 🙏🏽🥰
Parabéns Loly, tive a honra de conhecer pessoalmente, conversar e abraçar. Uma.pessoa meiga, incrível e talentosa. Que Deus te abençoe e capacite muito mais.
Parabéns Paulo , Diana e equipe, essa revista é maravilhosa.
Abraços.
Que trabalho fantástico, maravilhosas as peças e a matéria ficou impecável, com a parte da entrevista! Muito boa! Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻