spot_img
spot_imgspot_img

O sentimento de culpa e o filtro da racionalização

Quem acompanhou a série de stories que a Diana fez ontem no Instagram certamente se identificou em algum momento, pois ela resolveu abrir o coração e falar de situações enfrentadas por ela e nunca antes expostas.

Vveja os stories no perfil da Diana –> https://www.instagram.com/dianademarchioficial/

Todos nós temos fraquezas e vulnerabilidades que nos conduzem a sentimentos que, muitas vezes, acabam nos consumindo e impedindo que consigamos seguir adiante com nossos objetivos.

Com a intenção de encurtar caminhos e ajudar mais pessoas a lidar de forma positiva e produtiva com os sentimentos, Diana relatou algo que ocorreu há pouco tempo atrás em sua vida e que até o momento era algo que apenas ela, Paulo e as crianças tinham tido acesso.

Devido ao volume de trabalho desse primeiro semestre do ano e por conta de quase todas as suas tarefas serem realizadas no ateliê costurando e fazendo gravações, a responsabilidade de levar os filhos para as atividades semanais extras ficou a cargo do Paulo, pois ele consegue resolver muitas coisas de suas tarefas a partir do celular.

Diana dificilmente consegue acompanhá-los nessas atividades e há um dia, em que Paulo vai com a Natália jantar no shopping enquanto aguardam o Bernardo em outra atividade, isso gerou uma brincadeira entre eles, parecendo que Paulo era pai separado e que toda quarta estava passeando com a filhinha no Shopping.

Isso despertou em Diana, inicialmente, um sentimento de raiva, mesmo sabendo que se tratava de uma brincadeira. Alguns dias mais tarde Natália questionou Diana sobr eo porquê de não ir com eles, pois, aos olhos de Natália, Paulo parecia triste por parecer um pai separado. Isso despertou nela um sentimento de tristeza.

Até que passaram um final de semana na praia para que Diana conseguisse concluir o livro que estava escrevendo. E nesse final de semana os quatro ficaram na praia, mas apenas Paulo ia para a praia com as crianças, e quando voltava vinha cheio de fotos deles se divertindo e rindo, sem a presença dela. Nesse momento o sentimento despertado foi  de culpa, a culpa por não estar vivenciando aquilo, a culpa por trabalhar demais, a culpa por participar menos da vida dos filhos e da família.

Considerando isso a gota d’água, Diana resolveu intervir em seus próprios sentimentos e compreender de forma mais aprofundada tudo que estava se passando, pois os acontecimentos externos são, muitas vezes, incontroláveis, aquilo que sentimos em  relação ao que acontece também é incontrolável, mas para a resposta que damos ao que acontece e ao que sentimos o controle depende unicamente de nós mesmos. Para isso conseguimos racionalizar.

O Filtro da Racionalização

Refletindo sobre o assunto, Diana criou para si mesma algo que  chamou de Filtro da Racionalização.

Primeiro filtro: Você tem controle sobre o que está acontecendo?
Se está no seu controle, você toma alguma atitude para resolver e mudar a situação. Se não tem controle, passa para o segundo filtro.

Segundo filtro: O que está acontecendo tem prazo para acabar?
Se tem um prazo, você consegue se organizar e aceitar melhor que precisa passar por isso, mas que é finito. Se for algo que não tem prazo pra acabar, passa para o terceiro filtro.

Terceiro filtro: O que eu posso fazer para minimizar os efeitos do que está acontecendo?
Se não está no seu controle e nem tem prazo para terminar, faça o exercício de pensar em três formas de amenizar o que está acontecendo para que você possa se sentir melhor.

Diana disponibilizou também uma ferramenta que faz parte do Programa Dividir para Conquistar e que ajuda muito na organização diária e, consequentemente, nos permite aproveitar melhor o tempo consigo mesmo e com a família. Para ter acesso a ferramenta, entre no grupo do Whatsapp clicando aqui, o link para baixar a ferramenta está na descrição do grupo.

ENTRE NO GRUPO ➡️ https://chat.whatsapp.com/KS2pi58Bb7K8Y0z9sMtOfU

 

Publicações relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações