spot_img
spot_imgspot_img

Pijamas Sustentáveis: Uma História de Consciência e Versatilidade

Há algum tempo, Maria Lucia já era apaixonada por costura criativa e criava peças exclusivas para uso pessoal. Ela tinha até cursado o CMC 3 e frequentado a Escola de Costurar. Foi nesse contexto que Diana lançou o curso “Expert em Confecção de Pijamas”. Então entrou para  o curso, e foi assim que a jornada dela na confecção de pijamas começou.

Maria Lúcia 

Maria Lucia descobriu que os pijamas têm a capacidade de transmitir carinho e aconchego, e percebeu que poderia proporcionar esse sentimento às pessoas por meio das peças que criava. Ela confecciona modelos americanos e fechados na frente, todos femininos, usando diferentes tecidos dependendo da estação. O moletinho para o inverno, e a viscose e o cetim com elastano para o verão, que valorizam as peças.

Pijamas que vão além dos sonhos: versatilidade e consciência

Os pijamas de Maria Lucia não são apenas para dormir; são peças versáteis que podem ser usadas em diversas ocasiões. Eles passeiam pelas ruas, frequentam praias e shoppings, e isso é possível graças à versatilidade da moda, que também reflete a personalidade de quem a usa.

No entanto, ao estudar e pesquisar mais sobre a indústria da moda, Maria Lucia percebeu um problema alarmante: a moda é uma das indústrias mais poluentes do mundo. As “modinhas” contribuem para isso, com fábricas lançando toneladas de novas peças todos os dias, levando os consumidores a descartarem ou comprarem peças que raramente usam.

Esse cenário é ainda mais assustador quando vemos os lixões se multiplicando pelo mundo, animais sofrendo com resíduos têxteis nos mares e a degradação do meio ambiente em larga escala.

Uma mudança de rumo: Tecidos sustentáveis

Maria Lucia decidiu que precisava mudar a direção da sua produção. Ela começou a pesquisar tecidos mais sustentáveis e ecológicos e, nessa busca, descobriu os tecidos de um empresa que produz esse tipo de tecidos. Ficou encantada com o propósito e a forma como esses tecidos são produzidos.

Ela solicitou amostras e criou a Coleção Consciência, que vem divulgando em feiras e no seu Instagram. Maria Lucia sabe que é um trabalho minucioso, pois a textura desses tecidos não é tão macia quanto outros, mas ela enfatiza a importância de apoiar peças que têm um propósito maior.

Desmistificando a sustentabilidade têxtil

Muitas pessoas acreditam que tecidos de PET reciclado são a resposta para a sustentabilidade na moda, mas isso nem sempre é verdade. Eles têm desafios próprios que precisam ser considerados.

Na “Casa de Costurar” de Maria Lucia, como ela gosta de chamar seu local de trabalho, ela evita o desperdício de tecido. Usa sobras para criar outras peças que são doadas, pois não se sente bem em contribuir para os lixões.

O futuro da moda consciente

Maria Lucia acredita que o mercado de pijamas sustentáveis está em crescimento. Com o aumento do trabalho em casa, as pessoas buscam peças mais modernas, com tecidos de qualidade e produzidas de forma ética e sustentável.

Ela está satisfeita com os tecidos que encontrou até o momento, mas continua em busca de mais opções para melhor atender às demandas de consumidores conscientes.

Juntos pela moda sustentável

Cada vez mais pessoas se preocupam com o meio ambiente, e as campanhas de conscientização estão ajudando a mudar comportamentos. Com a internet, é possível obter informações sobre como a moda pode ser menos agressiva ao meio ambiente.

Maria Lucia acredita que há uma luz no fim do túnel, e ela está fazendo sua parte em seu local de trabalho. A Coleção Consciência é um passo na direção certa, e ela está ansiosa para aprimorá-la e diversificar materiais, estampas e modelos. Juntos, podemos transformar a indústria da moda em algo mais sustentável e consciente.

Conheça mais sobre o trabalho da Maria Lucia acessando o Instagram https://www.instagram.com/marialuciapijamaria/

Publicações relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações