spot_img
spot_imgspot_img

Prêmio Artesão do Ano

Vou deixar as fofocas de lado para entrevistar uma celebridade do universo do artesanato – Marcelo Darghan. Você já deve ter visto o Darghan em programas de TV, revistas e eventos relacionados a artesanato.

Marcelo é artista plástico, programador visual de formação, especialista em comunicação e marketing. Sua carreira artesanal começou há 35 anos, por um acaso, quando estava ajudando uma empresa a divulgar o feltro em um evento, começou a criar peças diferentes e chamou a atenção de revistas e programas de tv.

Desde então, leciona cursos e se apresenta em palestras por todo o país,  chegou a dar aula gratuita para mais de 3 mil pessoas na comemoração de 30 anos de carreira. Um dos pioneiros a promover cursos em feiras e eventos, ensinando com diferentes técnicas de forma leve e descontraída.

Darghan é o único artesão que reuniu mais de 5 mil pessoas no Parque do Ibirapuera em São Paulo, quando ainda não era Influencer com mais de 250 mil inscritos em plataformas digitais.

É o idealizador do Prêmio Artesão do Ano e colaborador da Mega Artesanal, a  maior feira de artesanato da América Latina. Nossa conversa será sobre a premiação que está na fase de indicações pelo público até o próximo sábado (19/03) dia do artesão.

Eriana: Quando surgiu a ideia de premiar os artesãos?

Darghan: A ideia surgiu em 2006, quando percebi que algo precisava ser feito para valorizar o profissional do Artesanato. A primeira edição só aconteceu em 2007.

Eriana: Como é feita a escolha do Artesão do Ano?

Darghan: O público indica seus artesãos preferidos, os mais votados são listados na última fase e assim começa a votação propriamente dita, mas essa dinâmica pode mudar. Não é uma regra.

Eriana: A premiação será por categorias ou apenas um artesão será premiado?

Darghan: A premiação será por categorias, formadas a partir da votação do público + a categoria principal “Artesão do Ano”. A indicação pelo público está aberta até 19 de março, a última etapa com os nomes dos artesãos por categoria começará dia 05 de abril.

Eriana: Haverá um evento da premiação?

Darghan: Sim, haverá uma cerimônia restrita para a premiação, apenas para os concorrentes e imprensa, mas ela será transmitida via YouTube ao vivo. A cerimônia de premiação acontecerá dia 27 de abril.

Eriana: Sobre o troféu. Qual foi a inspiração para criação, existe um significado para ele?

Darghan: A ideia partiu do designer Cau Almeida de fazer um boneco com uma estrela para demonstrar o valor do artesão sendo iluminado pela Estrela.
Os participantes reconheceram no boneco, uma imagem minha por ser magro, o que acabou virando uma doçura dos ganhadores em relação a mim. Mas a ideia é colocar luz sobre os artesãos mesmo, em forma de Estrela.

Eriana: Quais são os maiores obstáculos para a premiação?

Darghan: Lidar com a vaidade de pessoas.

Eriana: Algo inusitado já aconteceu durante a premiação?

Darghan: Quando o cantor Ney Matogrosso foi entregar o prêmio principal em 2008, fiquei tão feliz e nervoso que não sabia o que falar, me sinto envergonhado até hoje por isso.

Acompanhe a votação pelo site: www.artesaodoano.com.br

 

Publicações relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações