spot_img
spot_imgspot_img

Um projeto para a construção de um Brasil mais justo

Para falarmos mais desse projeto super especial, fomos conversar com Maria Helena, Líder do Comitê de Inserção de Refugiados e Migrantes do Grupo Mulheres do Brasil.

O Grupo Mulheres do Brasil iniciou há 9 anos com 40 mulheres que sonhavam engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para nosso país. É um grupo diverso, inclusivo, suprapartidário, que tem o objetivo de estimular a participação feminina, através de ações propositivas,  para a construção de um Brasil mais justo e menos desigual. O grupo que hoje tem 110 mil mulheres é presidido pela Luiza Helena Trajano (empresária que comanda a rede de lojas Magazine Luiza) e conta com 22 comitês, com diversos temas como saúde, educação, sustentabilidade e um destes comitês é o de inserção de refugiados e migrantes no mercado de trabalho.

O foco do comitê de inserção de refugiados e migrantes do Grupo Mulheres do Brasil é promover a recolocação de refugiados no mercado de trabalho,  por meio de programas de capacitação com foco em geração de renda, seja pela sensibilização de empresas que possam contratar esta população ou apoiando com programa de empreendedorismo para que possam implementar melhorias em seus negócios. O Grupo atua em parcerias com Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), com a Cáritas, Compassiva,  diversas outras ONGs e com a iniciativa privada. Realizam diferentes projetos de capacitação em gastronomia, seguros, tecnologia, administração, pintura, hotelaria, serviços gerais e outros. 

“Estávamos em  busca de um parceiro para o curso de costura uma vez que o mercado tem demanda para profissionais desta área e felizmente encontramos o Instituto Diana Demarchi, onde a receptividade foi enorme e prontamente acolheu o projeto.”

Foi desenhado então o programa do curso para uma turma piloto de 10 alunos, sendo 5 da Cáritas e 5 da Compassiva, parceiros nesta causa dos refugiados. A primeira turma do curso aconteceu na sede destas entidades com as facilitadoras Cidinha e Márcia, que foram fundamentais para acompanharem os alunos durante a apresentação das aulas da Diana. A tutora Luna, do IDD, deu todo o suporte para que as aulas acontecessem e sempre esclareceu dúvidas, o que fez toda a diferença. Enfim, foi uma linda construção em parceria que envolveu várias pessoas e que trouxe resultados muito positivos.

“Após 3 meses ocorreu a celebração da conclusão do curso, em dezembro de 2021. Foi um momento de grande alegria e muito orgulho em ver todas as peças realizadas pelos alunos e vê-los tão  motivados em continuar aprendendo e seguirem na profissão. Momento de muita emoção quando receberam as máquinas de costura de presente, as vagas de emprego que anunciamos e a formação de empreendedorismo que poderão participar. Muito feliz e grata por tudo que juntos pudemos fazer! Quero agradecer demais novamente ao Paulo e a Diana por nos apoiarem e acreditarem no nosso projeto. Toda equipe do IDD sempre pronta e disponível para ajudar”. 

“Enfim, gratidão a cada um, pois foi somente com a dedicação de todos os voluntários doando amor que tudo foi possível. O amor como  é o combustível  para mudar o mundo, este amor em movimento, concretizado em ações é capaz de mudar, senão o mundo todo de uma vez,  mudar o mundo daquelas pessoas que conseguimos alcançar. Possibilitar que estas pessoas possam restabelecer a dignidade, ter condições melhores para seguirem suas trajetórias e serem protagonistas de suas histórias é o nosso principal objetivo. Que este projeto “Costurando a renda” possa crescer e  costurar muitos sonhos e oportunidades para muitas pessoas.”

A segunda turma iniciou na terceira semana do mês de setembro de 2022, com 5 alunos na ONG Cáritas e 5 alunos na ONG Aldeias Infantis com Associação Jaguaribe. Que venham muito mais turmas!

Siga no Instagram https://www.instagram.com/grupomulheresdobrasil/ 

E você, participa de algum projeto ou ação social ? Me conte aqui nos comentários.

Até a próxima!

Publicações relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações