Uma ferramenta muito útil para alavancar o seu negócio, nesse momento, em que se procura tudo pela internet.
Quer seja uma pequena curiosidade, a pesquisa sobre um assunto específico ou a busca de preço de um produto, onde é que nós procuramos? No Google!
E você e o seu negócio, estão lá para serem encontrados?
O Sebrae nos fala sobre qual é e o objetivo do Google Meu Negócio.
O Google criou uma ferramenta chamada Google Meu Negócio que tem o objetivo de facilitar a busca das pessoas por um produto, empresa ou o seu negócio e sem custar nada para o usuário, ou seja é gratuito!
Essa ferramenta possui a dupla função de atender aqueles que já são seus clientes ou indicações e atrair clientes novos. A primeira visualização que acontece entre o olhar do cliente e a sua empresa é feita pelo ele. Se essa conexão se estabelecerá ou não depende de outros fatores.
Pelo fato da empresa estar presente no Google Meu Negócio, ela já ganha mais credibilidade pois hoje, na internet, somos aquilo que parecemos ser, e não o que somos de verdade.
Diferente do que muitos pensam, essa ferramenta pode ser usada por aqueles que não têm comércio ou CNPJ. Ele atende também quem presta serviços, como por exemplo, dentista, médico, quem realiza consertos de roupas, pintor, ou seja, todo universo de mercado de fornecedores. É possível realizar o cadastro até mesmo daquele negócio que ainda está por se formalizar.
Para se cadastrar basta ter uma conta no Google e acessar o perfil do Google Meu Negócio através das ferramentas do Google. A aba ficará disponível para seleção. Nela, basta escolher gerenciar e inserir cada informação que for solicitada.
Dentre as informações essenciais para esse cadastro estão o nome da empresa, serviços ofertados, horário de funcionamento, telefone de contato, gestão da sua empresa e fotos para evidenciar o seu serviço e a sua qualidade.
Seguir as políticas de uso e não infringir nenhuma das regras é importante para não se prejudicar usando essa ferramenta. Por exemplo: não colocar fotos de cunho sensual, fotos de armas e munições, fotos de medicamentos ou até mesmo fotos evidenciando partes do corpo humano.
Uma parte importante são as avaliações que podem ajudar a aumentar a sua relevância no Google ou prejudicar caso tenha avaliação negativa. O comportamento ao responder esta avaliação negativa fará total diferença. Respondê-las de modo profissional, com tom de gratidão, sem criticar a opinião deste cliente e sempre se colocando à disposição para melhorar, surtirá efeito positivo em potenciais clientes futuros que lerem tais críticas e respostas.
As não avaliações devem ser estimuladas criando um relacionamento com seu cliente, o que pode ser feito enviando uma solicitação de avaliação via WhatsApp.