A formalização de negócios por meio do MEI facilitou aos empreendedores o acesso a um CNPJ e a todos os benefícios proporcionados por ser uma pessoa jurídica.
Um Microempreendedor Individual (MEI) tem vários benefícios, tais como:
- salário-maternidade;
- aposentadoria: por idade; por invalidez;
- auxílio-doença;
- auxílio-reclusão;
- pensão por morte (para a família).
E além desses benefícios proporcionados pelo governo, quem formaliza seu negócio através do MEI tem a possibildiade de conseguir linhas de crédito para pequenos negócios com taxcas mais atrativas.
Mas fique bem atento, pois o MEi tem seus direitos, mas tem também os deveres a serem cumpridos e é importante estar sempre informado para que não seja surpreendido com multas ou outros tipos de notificações.
A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), em regra, deve ser entregue até 31 de março do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional, ou seja, em 2022 entregamos a declaração relativa as vendas realizadas no ano de 2021.
No quadro A Voz da Costura no dia 15/03/2022 traremos o Mailson Fernando Mendonça Guimaraes (Analista de Negócios e Gestor de Projetos/SEBRAE-SP) para nos explicar tudo sobre o assunto.