Quando o assunto é moda e costura logo nos vem a cabeça cidades como Paris, Milão e Nova Iorque, não é mesmo?
Essas realmente são as capitais da moda e do glamour, onde ocorrem eventos mundialmnete conhecidos e de onde flui a moda que é ditada para o restante do mundo. No entanto, não são os únicos centros importantes, existem grandes centros muito próximos de nós que sempre contribuiram e continuam contribuindo enormente para o mundo fashion.
O nosso próprio país tem centros como São Paulo e Rio de Janeiro que concentram grandes eventos e que são como pontos de distribuição das inovações e tendências recebidas de outros países.
Porém, o foco da nossa conversa é a querida capital da Argentina. A Buenos Aires do tango, de Carlos Gardel, de Maradona e da MODA, e que está aqui ao nosso lado.
É isso mesmo, Buenos Aires se transformou no centro de design da América Latina contando com importantes universidades, escolas tradicionais de moda, inúmeras lojas de de renomadas grifes e também abriga importantes eventos de nível local e internacional.
Um dos eventos é o badalado e concorrido Buenos Aires Fashion Week e outro que podemos citar é o clássico Argentina Fashion Week, que em 2023 acontecerá do dia 27 ao dia 31 de março. Esses eventos, normalmente, ocorrem duas vezes por ano, Outono-Inverno e Primavera-Verão.
Acompanhe o evento pelo Instagram: https://www.instagram.com/arfashionweek/
Em Buenos Aires e seus arredores podemos encontrar também grandes nomes da moda, como é o caso de Santiago Artemis, estilista nascido em Ushuaia, que vive em Buenos Aires, onde tem um famoso ateliê de costura e já vestiu celebridades como Katy Perry e Xuxa.
Museu Nacional de la História del Traje
Esse é um lugar importante a ser visitado. Estabelecido em um edifício que é monumento histórico nacional desde 1990, o museu conta com uma incrível coleção de vestidos e acessórios e através dessa coleção e da moda conta a história da Argentina. São mais de 9 mil peças e, algumas delas, raríssimas, como é o caso de uma roupa usada por Carlos Gardel no cinema. As peças estão expostas em ordem cronológica, o que facilita o entedimento da história.
E por falar em Carlos Gardel, o tango tem uma ligação muito próxima com a moda e para subir nos palcos ou salões para dançar os dançarinos se conectavam com as tendências de moda da época e brilhavam com seus figurinos e seus exuberantes passos.
Escolas de Moda em Buenos Aires
Outro ponto marcante que reafirma Buenos Aires como um importante centro de moda e design são as escola de moda. E com a imigração italiana ocorrida no início do século 20, escolas e profissionais da Itália migraram para a Argentina e passaram a ensinar moda na América Latina.
Algumas delas com tradição e história riquíssimas, como é o caso do Instituto Flego que conta com 70 anos de experiência.
Aurora Flego nasceu em Trieste, uma cidade ao norte da Itália. Cresceu costurando e desenhando sob os ensinamentos de sua mãe, uma prestigiada profissional de Alta Costura.
Mais tarde Aurora reafirmou sua vocação, estudando moda e alta costura em Milão e Florença. Com todo estudo e experiência adquiridos criou o Sistema Flego.
No ano de 1946 fundou junto com seu marido, Luis Flego, o Instituto Flego de Milão. Uma década mais tarde se mudaram para a Argentina e inauguraram o Instituto Superior de Alta Costura Flego em Rosario, e em 1965 estabeleceram-se no centro de Buenos Aires.
Atualmente o Instituto Flego possui duas unidades, uma no bairro Belgrano e outra em San Isidro.
Já pensou estudar moda em uma escola argentina renomada e com tanta tradição? Seria uma experiência incrível, não acha? Deixe um comentário.
Conheça um pouco mais da escola visitando o Instagram: https://www.instagram.com/institutoflego/
Faço faculdade de design de moda 💙 e amo
Esse universo.
O mundo da moda é imenso
E incrível.
Que Deus abençoe a viagem 🙏
A professora Diana e todos que estarão lá …