spot_img
spot_imgspot_img

Metaverso: um novo espaço sendo explorado!

O conceito de  metaverso acontece quando se tem um ambiente virtual 3D muito parecido com a realidade. O tripé de: “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet” faz o metaverso existir. Neste ambiente, que na maioria das vezes é coletivo, as pessoas podem interagir como se estivessem no mundo real.

Embora o metaverso esteja acontecendo agora a ideia nasceu em 1992  na publicação do livro Snow Cash do autor Neal Stephenson, na qual foi abordada a possibilidade de fuga para um mundo paralelo.

O lançamento de NFT’s: Tokens não-fungíveis, isto é, itens únicos disponíveis apenas no metaverso, está mobilizando diversos segmentos para venda de produtos dentro destes ambientes, já considerados extensão de várias marcas.

Abaixo temos uma lista de algumas que já estão presentes na moda digital, iclusive marcas brasileiras:

Nike, Renner, Ralph Lauren, Vans, Reserva, Gucci, Tommy Hilfiger, Louis Vuitton.

Savage Bird, um dos NFTs da Reserva X disponíveisA Reserva lançou uma coleção que foi esgotada em 50 minutos e pasmem: os valores superaram um mês de faturamento de uma loja física, segundo a própria empresa. Clique aqui e conheça um pouco mais dos NFTs da Reserva X https://x.usereserva.com/

Savage Bird, um dos NFTs da Reserva X Divulgação/ Reserva

E qual é a relação deste avanço com nossa vida de costureira?

Sabemos que moda é comportamento e a medida que a sociedade vai se modificando essa mudança influencia no que os clientes consomem ou não. As preferências começam a se desenhar a partir de uma circunstância ou cenário. Já existem equipes de designers voltadas apenas para o metaverso, definindo cores, cortes, tipos de peças acessórios entre outros itens do vestuário.The Gucci Virtual 25 é a aposta da grife italiana para conquistar os apaixonados por sneakers com o uso da realidade aumentada - Divulgação

A Gucci, por exemplo, lançou um tênis ano passado para ser usado  com a tecnologia de realidade aumentada. Este item ficou disponível apenas para uso virtual.

Grandes marcas já estão desbravando este cenário, lançando produtos para venda, tendências e promovendo até desfiles! Sim, já existe a Fashion Week do Metaverso. A primeira semana de moda digital, Metaverse Fasshion Week, ocorreu num ambiente que se chama Decentraland e contou com a presença de: Dolce & Gabbana, Tommy Hilfiger, Hubo Boss, Elie Saab e Cavalli

Sendo assim, não se espante se alguém te procurar pedindo una peça cuja referência partiu de um NFT

Metaverse Fashion Week: como será o primeiro grande experimento da moda digital - Vogue | Vogue NegóciosFotos de divulgação

Dolce & Gabbana Sets $6 Million Record for Fashion NFTs - The New York TimesUm dos NFT da Dolce Gabanna já demonstram que apesar de toda essa revolução digital, o vestido cabe em qualquer lugar não é mesmo?

Vamos ficar de olho neste tema, ainda tem muitas coisas para acontecer.

Até a próxima.

 

 

Publicações relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Que assunto necessário! Muito obrigada por trazer uma abordagem clara e objetiva de algo que parece distante da nossa realidade, mas que já vivemos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações