spot_img
spot_imgspot_img

Costureira Curiosa

Na Semana CMC acompanhamos a nossa querida professora Diana Demarchi costurando uma blusa com manga bufante. E acabei me deparando com uma dúvida: Por que esta manga se chama bufante? Meu radar curioso começou a pesquisar para compartilhar com você que também fica pensando como surgem os nomes tão diferentes para certas coisas.

A manga bufante surgiu no século XVI no período do Renascimento, que como o próprio nome sugere, trouxe mudanças nas diversas áreas da sociedade, incluindo a moda. As mangas diferentes ganharam as ruas da Europa e era muito comum ver mulheres e homens desfilando o modelito. 

 

Porém, não era acessível a todos, apenas a realeza podia desfilar as suas mangas exageradas. Alguns séculos depois, na era Vitoriana, a modelagem ficou mais fluída, menos armada, remetendo ao que chamamos de estilo romântico, mas permanecendo como símbolo de riqueza e nobreza.

Cena do filme A Jovem Rainha Vitória

Acredito que algumas leitoras já ouviram falar da manga bufante como aquela da  “moda da década de 80”. Pois, foi um dos períodos mais marcantes deste modelo, em 1981 a Princesa Diana casou-se com um vestido em que o principal destaque eram as mangas volumosas. A realeza sempre ditou moda, claro que as mulheres aproveitaram e se inspiraram. Duvido que você não tenha visto as fotos de casamento de algum familiar ostentando as suas mangas enormes no vestido de noiva. Isso foi possível,  pois neste momento a popularização do modelo ganhou as passarelas e passou a ser usado não somente pelos nobres, mas a todos que se interessassem.

 

Cena da Série The Crown

Sabemos que é comum nas tendências, ter declínio e auge ao longo do tempo. Por isso, muitos pensaram, que só veríamos novamente essas mangas, nas fotografias dos álbuns de família, nos filmes e séries de época, documentários. Estavam enganados, elas voltaram com tudo e parece que vão permanecer por um tempo. Hoje vemos muitas releituras, com mais volume, menos volume, volume nos ombros, nos punhos, franzidos. Isto mostra que podemos ter liberdade para criar a partir de um determinado modelo. 

  Whitney Madueke –  https://www.instagram.com/whitneymadueke/

Depois de fazer esta viagem no tempo, chegou o momento de entender o nome dessa manga que voltou a fazer parte das vitrines e do nosso armário. O nome bufante vem de bufar, isso mesmo que você leu. A palavra bufante na língua portuguesa, significa inflado, cheio de ar, que é justamente o formato deste modelo. 

E você é do time que ama manga bufante ou do time que nem pensar sair assim de casa? Me conta aqui nos comentários. Aproveita e deixa a sua curiosidade na costura, o que é que você gostaria de saber a origem do nome.

Até a nossa próxima curiosidade!!

Publicações relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Amei a história da manga bufante ✂️🎀🙏
    Que lindo ❣️😍
    Parabéns pela matéria 👏👏.
    Eu estudo em Faculdade e amo história da moda.
    Mais vou deixar uma curiosidade aqui pra vcs pesquisarem kkkk ..

    A história do xadrez …..

    Obrigada por todo esses conteúdos
    Acompanho tudo sempre ..
    Cmc4 formada 🌹 com muito orgulho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações