spot_img
spot_imgspot_img

Nova onda de crimes digitais afeta costureiras

Sequestro de contas de redes sociais, parece filme de ação, mas com o crescimento no número de acessos às plataformas digitais e o fascínio por esse mundo, têm surgido vários tipos de golpes, entre eles o hackeamento de contas de redes sociais.

O golpe acontece quando o hacker assume o controle das redes sociais de um usuário para aplicar golpes em seus seguidores. Ao assumir o controle, o golpista faz anúncios de venda de eletrodomésticos, eletrônicos ou pede valores em dinheiro aos contatos mais próximos, se passando pelo dono da conta. Os criminosos muitas vezes pedem o “resgate” para devolver a conta hackeada.

Recentemente a artesã Maria de Lourdes Primo, que mora na Bélgica, teve sua conta do Facebook hackeada, a invasão originou-se da Arábia, e foi percebida através das conversas enviadas pelo golpista no Messenger para seus familiares.

“Você vê alguém invadindo a sua privacidade e pondo seu caráter em dúvida” desabafa a artesã.

A Voz da Costura noticiou na coluna Fuxicos e Fofocas, da edição Janeiro de 2022, o caso envolvendo a bonequeira Gislene Carnélos de Campo Grande/MS, onde houve o pedido de resgate, segundo a artesã “a invasão foi através de uma ligação”.

 

Ambas conseguiram recuperar suas contas, no entanto em Londrina/PR a costureira Paula Correa não teve a mesma sorte e perdeu sua conta no Instagram com mais de 40 mil seguidores.

Devemos ficar atentos a links desconhecidos, ligações que permanecem mudas por muito tempo, promoções que solicitam informações e mensagens no direct oferecendo produtos e serviços.

As plataformas possuem formas de prevenção através de ativação de autenticação em dois fatores em todas as redes sociais, e-mails e WhatsApp. Não associe seu número do celular ao acesso das suas mídias digitais, com isso, mesmo que os golpistas tenham acesso ao seu número de celular não poderão acessar seus dados pessoais.

Proteja-se sempre! Comunique seus seguidores e familiares, em caso de mensagem suspeita, ligue diretamente para você ou peça para que envie mensagem de áudio.

Os criminosos se aproveitam da nossa boa fé.

Publicações relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente existem pessoas más que fazem esses tipos de ações, parabéns Eriana pelo texto, vc sempre nos deixando a par dos acontecimentos, Deus abençoe e capacite muito.mais.

  2. Estamos sujeitos a esse tipo de crime, com o aumento do uso das redes sociais com a finalidade de gerar renda, os criminosos encontram a vulnerabilidade de pessoas que fazem das redes sociais sua firma de sustentação financeira. Ótima reportagem, parabéns Eriana Moraes por trazer a tona esse tema !

  3. É uma triste verdade, que está acontecendo.
    Tanta inteligência para praticar o mal.
    Mas precisamos abrir os olhos e ficarmos atentas.
    Muita fé e Esperança para novos dias.

  4. É muito triste ver as artesãs passando por esse tipo de crime, estamos todas em nossos ateliê trabalhando e derrepente somos surpreendidas com esse tipo de crime. Obrigada Eriana por divulgar e nos orientar a respeito de mais esse absurdo. Você sempre acrescenta muito conteúdo de grande valor aos nossos dias.

  5. Infelizmente essas pessoas usam sua inteligência para o mal, buscam o caminho mais “fácil” para obter lucro, mal sabem a dívida que estão adquirido. É bem triste! Mas estamos em alerta e sempre bem informadas sobre esses golpistas, graças a você Eriana , que está sempre atenta nos ajudando a nós proteger. Obrigada.

  6. Que triste isso , aonde vai a maldade de um ser humano, isso é horrível,..
    Obrigada por compartilhar isso pois é muito sério , nós que temos nossos canais e contas , seria triste de mais uma coisa dessa. Pois dependendo desses aplicativos para os cursos e divulgação do nosso trabalho.

    Obrigada Eriana por divulgar .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimas publicações