De Guaranhus, em Pernambuco, Valdenice Lopes de Souza começou a costurar por necessidade, aos doze anos, para ajudar a mãe a criar os irmãos, mas hoje ela costura por amor.
Sendo de uma família muito humilde e com muitos irmãos, ganhavam roupas usadas e Valdenice transformava as pernas de calça jeans em saia. Desde criança já praticava a arte de roupas sustentáveis.
A sua mãe costurava, mas não era profissional. Já a sua tia costurava profissionalmente, mesmo sem ter feito cursos. Esse contato direto e exemplo familiar, despertou o seu interesse. Algum tempo depois, quando engravidou, até costurou à mão os paninhos e saia para seu bebê.
Há pouco tempo se deparou com uma amiga que a desafiou a produzir uma peça à mão novamente, assim ela fez e relembrou suas outras experiências. Por isso, aquele desejo em seu coração retornou.
No ano de 2021 Valdenice também participou da Semana CMC, mas não conseguiu comprar o curso. Já agora em 2022, fará aniversário de cinquenta anos e como não terá festa, resolveu se presentear com seu primeiro curso de costura. Que presente!
Valdenice, obrigada por dividir sua história conosco e desejamos que sua caminhada seja linda!
Terminamos aqui a série de CMCs8, foi um enorme prazer e alegria conhecer e contar um pouquinho da história de todos e todas.
Gostaram de conhecer alguns dos novos integrantes da família CMC? Conte aqui nos comentários.
Até a próxima!
Parabéns Valdenice
Que história linda
Deus abençoe sempre e sucesso
Bem vinda a família Cmc.